Os resultados são apresentados no sistema de coordenadas local para que uma direção do sistema local possa ser selecionada. Clique em Direção... na guia Detalhado da caixa de diálogo Mapas em sólidos ou Cortes de sólido para fazer isso.
Na caixa de diálogo Seleção de direção, duas definições de sistema locais estão disponíveis.
- Cartesiano. O sistema de elementos local será adotado de acordo com o sistema ortogonal definido globalmente por um usuário para todos os sólidos. As seguintes opções de coordenadas estão disponíveis: de acordo com os eixos X e Y, de acordo com os eixos X e Z, de acordo com os eixos Y e Z e de acordo com os vetores definidos pelo usuário.
- Cilíndrico. Se essa opção estiver selecionada, o sistema de elementos local será adotado de acordo com o sistema cilíndrico definido globalmente por um usuário para todos os sólidos. As seguintes opções estarão disponíveis: opções que permitem determinar o início do sistema (um ponto ou nó) e opções que permitem definir o eixo vertical (eixos X, Y, Z ou um vetor). Os componentes dos resultados para os sólidos xx, yy e zz no sistema cilíndrico de coordenadas significam, de forma correspondente, as seguintes direções: radial, circunferencial e vertical (r, φ, z).
Ao definir uma direção para cortes através de sólidos (quando a opção “Forças internas na tabela” está ativada na guia Detalhado), a Seleção de direção determinará uma direção do primeiro eixo tangente T1 de acordo com um vetor ou direção selecionado do sistema de coordenadas principal.
O sistema de coordenadas na seção transversal é como segue.
- Eixo N – Normal ao plano de seção transversal – eixo x.
- Primeiro eixo tangente T1 ao plano de seção transversal – eixo y.
- Segundo eixo tangente T2 ao plano de seção transversal – eixo z.
Com as direções listadas, as seguintes tensões estarão associadas: σNN, τNT1 e τNT2.
Consulte também:
Convenção de sinais (elementos volumétricos)
Descrição dos elementos finitos volumétricos