Opções de criação de malha

Clicar no menu Ferramentas > Preferências do trabalho (conjuntos padrão de parâmetros de criação de malha localizados na guia Criação de malha) ou no menu Análise > Criação de malha > Opções de criação de malha permite selecionar métodos e parâmetros de criação de malha.

Nota: O menu Análise > Criação de malha > Opções de criação de malha está disponível para os seguintes tipos de estrutura: placa, casca, estrutura volumétrica, estrutura axissimétrica, bem como estruturas de tensão de plano e de deformação de plano.

Guia Métodos de criação de malha

Na parte superior da caixa de diálogo, o campo Métodos de criação de malha permitidos especifica um método para gerar uma malha de elemento finito:

Geração de malha simples (método Coons)

Quando a geração de malha simples é selecionada, as seguintes opções são definidas por padrão:

  • Métodos disponíveis de criação de malha: Coons – frequentemente e coeficiente de força: recomendado.
  • Geração de malha: usuário, divisão 1 = 5 e divisão 2 = 5.
  • Parâmetros do método Coons: triângulos e quadrados no contorno triangular e coeficiente de força: proposto.
  • Elementos finitos: quadriláteros de 4 nós, coeficiente de força: recomendado.

Geração de malha complexa (método Delaunay)

Quando a geração de malha complexa é selecionada, as seguintes opções são definidas por padrão:

  • Métodos disponíveis de criação de malha: Delaunay – frequentemente e coeficiente de força: recomendado.
  • Geração de malha: usuário, divisão 1 = 5 e divisão 2 = 5.
  • Elementos finitos: quadriláteros de 4 nós, coeficiente de força: recomendado.
  • Parâmetros do método de atraso: Delaunay e emissores (padrão e usuário) são selecionados e a suavização é apagada.

Seleção automática de um método de criação de malha (configuração padrão)

Quando o modo de geração automática de malha é selecionado, as seguintes opções são definidas por padrão:

  • Métodos disponíveis de criação de malha: Coons – frequentemente e coeficiente de força: recomendado.
  • Geração de malha: usuário, divisão 1 = 5 e divisão 2 = 5.
  • Parâmetros do método Coons: triângulos e quadrados no contorno triangular e coeficiente de força: proposto.
  • Elementos finitos: quadriláteros de 4 nós, coeficiente de força: recomendado.

O campo Geração de malha define três tipos de criação de malha:

Além disso, esse campo especifica o tipo de malha de elementos finitos volumétricos a ser gerada: de uma malha grossa a uma malha fina. Se você selecionar Criação de malha adicional de superfície sólida ao gerar uma malha de elementos finitos volumétricos, uma malha em uma superfície sólida (contorno) também será gerada. Observe que, ao usar essa opção, a malha do elemento volumétrico é mais fina.

Nota: Não aplique Criação de malha adicional de superfície sólida onde as faces de dois sólidos se encontram.

Clicar em Opções avançadas na parte inferior da guia Métodos de criação de malha abre a caixa de diálogo Opções avançadas de criação de malha.

Guia Parâmetros de método

Após selecionar Geração de malha simples (Coons) ou Geração de malha complexa (Delaunay), outra guia, Parâmetros do método, é exibida na caixa de diálogo.

Para gerar uma malha simples usando o método Coons, selecione um dos seguintes tipos de divisão de painel na guia Parâmetros do método:

Um desenho esquemático ilustra o tipo de divisão selecionado na parte inferior da caixa de diálogo.

Também é possível selecionar os parâmetros para geração de malha complexa usando o método de Delaunay na guia Parâmetros de método; Selecione um dos seguintes:

Emissores são nós especiais definidos em pontos de estrutura que requerem cálculos mais precisos, ou seja, uma malha de elementos finitos mais refinada. Estão disponíveis dois tipos de emissores:

O refinamento de uma malha de elementos finitos usando o método de Kang consiste em gerar uma onda que irradia do emissor em direção ao contorno. Os seguintes parâmetros de refinamento estão disponíveis no campo Emissores:

Por exemplo, se você especificar os seguintes parâmetros: H0=1,0, Q = 1,2, H máx = 2,0, ondas dos seguintes comprimentos serão criadas: 1,0, 1,2, 1,44, 1,73, 2,07, 2,5; na parte restante do contorno a malha será gerada de acordo com o método de Delaunay.