Ao clicar em Opções avançadas na caixa de diálogo Opções de criação de malha, será possível selecionar novos parâmetros de malhas planas ou volumétricas de EF.
No campo Métodos permitidos de criação de malha, é possível selecionar um dos seguintes métodos de geração de malha:
Também é possível selecionar o grau de implementação do método para cada tipo de geração de malha: nunca, raramente ou com frequência. É possível definir a Relação de força. Por exemplo, se você selecionar o método Coons e definir o grau de implementação como “com frequência” e a relação de força como forçada, o algoritmo de geração de malha forçará a criação da malha na região selecionada de acordo com o método Coons.
Também é possível definir a Relação de força do tipo de EF plano ou volumétrico selecionado. Por exemplo, se você selecionar triângulos de três nós e “Qualquer” como a relação de força, o algoritmo de geração de malha usará qualquer tipo de EF plano ou volumétrico ao gerar a malha. Também é possível selecionar o coeficiente de conversão de triângulo em quadrilátero, que permite definir o parâmetro que é usado ao converter elementos triangulares em quadriláteros. Nesse campo, você define um parâmetro de massa usando valores do intervalo [-1, +1]. Se for usado +1 como coeficiente, os retângulos serão criados com base em triângulos em todos os locais possíveis dentro da área indicada. No entanto, isso pode gerar retângulos com formas incorretas, provocando o condicionamento indevido de um conjunto de equações. Se for usado -1 como coeficiente, somente os elementos triangulares que formam um retângulo serão alterados. Esse coeficiente é usado ao consolidar uma malha de elementos finitos. É o mesmo coeficiente que pode ser definido na caixa diálogo Consolidação de malha.
É possível selecionar Automático ou Definido pelo usuário para gerar a malha no campo Geração de malha.
É possível definir dois parâmetros: Divisão1 e Divisão2 para o método Coons.
Um parâmetro de divisão do método Coons, que define o número de elementos criados na segunda aresta de contorno (entre o segundo e o terceiro vértices de contorno). A aresta do contorno é dividida automaticamente para que a divisão corresponda ao primeiro contorno de aresta.
Se você selecionar Tamanho do elemento, será possível definir uma cota para um elemento na malha do elemento finito a ser obtida após a malha ter sido gerada. Por exemplo, se a cota do elemento for 20 polegadas:
Usando o controle deslizante, é possível selecionar o tipo de malha de elementos finitos volumétricos a ser gerada: desde uma malha grossa até uma malha fina. Se você selecionar Criação de malha adicional de superfície sólida ao gerar uma malha de elementos finitos volumétricos, uma malha em uma superfície sólida (contorno) também será gerada. Observe que, ao usar essa opção, a malha de elementos volumétricos fica mais fina.
É possível selecionar um dos seguintes tipos de divisão de contorno no campo Parâmetros do método Coons:
Também é possível selecionar a relação de força do tipo de contorno selecionado para o método Coons.
É possível selecionar um dos seguintes métodos de geração de malha no campo Parâmetros do método de Delaunay:
Os emissores são nós especiais definidos em pontos da estrutura e que exigem cálculos mais precisos, ou seja, uma malha de elementos finitos mais refinada. É possível definir os seguintes emissores:
Os parâmetros do método de Kang para aumentar a densidade de uma malha de elementos finitos incluem:
Por exemplo, se você especificar os seguintes parâmetros: H0=1,0, Q = 1,2, Hmáx = 2,0, serão criadas as ondas dos seguintes comprimentos: 1,0, 1,2, 1,44, 1,73, 2,07, 2,5.
Consulte também:
Exemplos de criação de malhas de elementos finitos (placas e cascas)