Após clicar no ícone Novo veículo na caixa de diálogo Cargas móveis, será exibido o seguinte.
Um veículo é um conjunto de forças que constitui a carga em um caso de carga móvel. O veículo se move ao longo de uma rota definida por uma distância referida como uma etapa na rota de um caso de carga móvel. Cada posição individual do veículo é salva no componente do caso sucessivo.
Uma definição de veículo pode incluir forças concentradas, lineares ou planas que atuam em um contorno linear.
A caixa de diálogo permite selecionar um veículo para adicionar à lista ativa de veículos na caixa de diálogo Cargas móveis. Existem dois tipos de veículos disponíveis:
A caixa de diálogo tem várias partes. O canto superior direito da caixa de diálogo apresenta o campo Seleção de veículo, onde existem dois campos de seleção: Norma (banco de dados) e Nome do veículo. Além disso, existem três botões:
No canto superior esquerdo, é exibido um diagrama do veículo selecionado.
No meio da caixa de diálogo, existe uma tabela que exibe uma descrição das cargas para o veículo selecionado. O Robot fornece três tipos de cargas: carga concentrada, carga linear e carga plana. É possível alterar os parâmetros de carga que foram definidos para um veículo.
Os seguintes parâmetros devem ser definidos para tipos de carga individuais (as cotas são exibidas em representação diagramática nas imagens a seguir para tipos de carga):
Força concentrada ![]() |
Veículos simétricos: F – Valor de uma força concentrada (unidade: força) X – Valor da coordenada do ponto onde a força é aplicada (ao longo do eixo do veículo) S – Largura do espaçamento da força Veículos assimétricos: FX, FY, FZ – Valores de uma força concentrada X – Valor da coordenada do ponto onde a força é aplicada (ao longo do eixo do veículo) Y – Valor da coordenada do ponto onde a força é aplicada (perpendicularmente ao eixo do veículo) |
Carga linear ![]() ![]() |
Veículos simétricos: Q – Valor de uma carga linear (unidade: força/comprimento) X – Valor da coordenada da linha ao longo da qual a força é aplicada (ao longo de um eixo do veículo) S – Largura do espaçamento de carga linear (somente na direção do eixo Y) Dx – Comprimento de um segmento ao longo do qual uma carga atua (ao longo de um eixo do veículo) Dy – Comprimento de um segmento ao longo do qual uma carga atua (perpendicularmente ao eixo do veículo) Veículos assimétricos: Em comparação com os veículos simétricos, em vez do valor S existe Y – Valor da coordenada do ponto onde a força é aplicada (perpendicularmente ao eixo do veículo) |
Carga plana ![]() |
Veículos simétricos: P – Valor de uma carga plana (unidade: força/comprimento^2) X – Valor da coordenada da linha ao longo da qual a força é aplicada (ao longo do eixo do veículo) S – Largura do espaçamento de carga plana (somente na direção do eixo Y) Dx – Comprimento de um lado retangular no qual uma carga atua (ao longo do eixo do veículo) Dy – Comprimento de um lado retangular no qual uma carga atua (perpendicularmente ao eixo do veículo) Veículos assimétricos: Em comparação com os veículos simétricos, em vez do valor S existe Y – Valor da coordenada do ponto onde a força é aplicada (perpendicularmente ao eixo do veículo) |
A parte inferior da caixa de diálogo tem dois campos:
b – Largura do veículo
d1 – Distância entre a carga e o contorno do veículo (desde a frente do veículo)
d2 – Distância entre a carga e o contorno do veículo (desde a traseira do veículo)
forças – As unidades nas quais são exibidos os valores de forças (é possível modificar as unidades na caixa de diálogo Preferências do trabalho)
comprimento – As unidades nas quais os valores de comprimentos são exibidos (é possível modificar as unidades na caixa de diálogo Preferências do trabalho)