Abrir o diálogo Carga de neve/vento e clicar na guia Vento exibe a seguinte caixa de diálogo.
A caixa de diálogo está dividida em vários campos com determinados grupos de opções. A parte superior da caixa de diálogo apresenta o campo Região, que descreve a região de vento selecionada. Uma região de vento é um dos fatores que determinam a pressão básica do vento sobre elementos de estrutura consecutivos.
Para a norma de neve/vento, Eurocódigo1 (versão francesa), assim como o Eurocódigo1 (versão polonesa), é possível selecionar regiões de vento e de neve. As regiões selecionadas são a base para o cálculo de um valor de referência da velocidade do vento Vref,0. Para a norma geral de neve/vento Eurocódigo1, não é possível selecionar uma região de vento nas guias de parâmetros de neve/vento, porque não está especificado um país. O usuário pode especificar diretamente um valor de referência de velocidade do vento Vref,0. Com relação ao Eurocódigo1 (versão britânica), embora não seja possível selecionar zonas de neve/vento, é possível especificar um valor Vref,0.
A caixa de diálogo apresenta os seguintes parâmetros que podem ser especificados:
O significado exato dos parâmetros individuais é descrito no Eurocódigo1.
Para a norma de neve/vento, Eurocódigo1 (versão polonesa), o coeficiente de direção do vento depende da direção geográfica da qual o vento sopra. A localização geográfica de uma estrutura é especificada na guia Parâmetros gerais. Além disso, para a versão polonesa do Eurocódigo1, a guia também tem a opção CDIR Global. Quando essa opção está selecionada, o valor do parâmetro CDIR se aplica a todas as direções do vento. Quando está desmarcada, o campo CDIR mostra um valor do coeficiente para o vento que sopra da direção geográfica Norte, na guia Parâmetros. Este valor não pode ser alterado.
No campo Velocidade do vento, é possível alterar o valor de referência da velocidade do vento Vref,0 de uma região de vento (para as versões francesa e polonesa do Eurocódigo1). Além disso, também é possível modificar o valor qref aqui. Um valor característico da pressão de velocidade média do vento qref é, posteriormente, usado na geração de cargas de neve e vento. A seguir, estão indicadas as relações entre essas quantidades:
No campo Coeficiente de topografia, é mostrado um valor do coeficiente Ct(z).
No campo Tipo de terreno, é possível especificar o tipo de terreno onde a estrutura está localizada. Após um tipo de terreno ser selecionado, os valores para os parâmetros Kt, z0, Zmin e e são alterados automaticamente. Os valores desses parâmetros também podem ser especificados manualmente.
Na parte inferior da caixa de diálogo, é possível especificar um valor para o coeficiente Cd:
A pressão do vento depende (através do coeficiente de exposição) da altura da construção. Dependendo da esbeltez da construção (h/b), a pressão é considerada como uma constante ou como constante em intervalos ao longo da altura da construção. A altura de referência determina a altura para a qual o coeficiente de exposição é calculado. No Robot, a altura de referência é estabelecida automaticamente com base nas diretrizes do ponto 10.2.2 ENV 1991-2-3. Para paredes verticais de construções, cuja altura h é maior do que a largura b, são determinadas zonas sucessivas com a altura b; e a altura de referência é usada como a coordenada máxima na zona. Para telhados, a altura de referência é igual à altura do cume.
Clicar em Coeficiente abrirá a caixa de diálogo para definir os coeficientes para uma carga de vento.