Novo tipo de articulação não linear

Após clicar em na caixa de diálogo Articulações não lineares, a seguinte caixa de diálogo será exibida.

A parte superior da caixa de diálogo apresenta um campo Legenda para atribuir uma legenda (nome) a um tipo definido de articulação não linear. As tensões normais em estado de tensão complexo permitem verificar o estado de tensões normais em uma seção de barra e as interações entre forças individuais e momentos (graus de liberdade).

Clicar em Definição de modelo de articulação abrirá a caixa de diálogo para definir uma curva de sobreposição e seus parâmetros. As curvas definidas na caixa de diálogo Definição de modelo de articulação não linear são visíveis nas listas de seleção.

Na caixa de diálogo, três tipos de articulação não linear estão disponíveis: força-deslocamento, momento-rotação e tensão-deformação. O tipo tensão-deformação fica disponível após ser selecionada a opção Tensões normais em estado de tensão complexo. Por padrão, todos os tipos de articulação estão desmarcados. Por exemplo, se a opção FY estiver selecionada, os modelos de articulação não linear para esse tipo de articulação estarão disponíveis. Dependendo do tipo de estrutura, somente alguns tipos de articulação estarão disponíveis, de forma semelhante às liberações de barra. A descrição no campo Tipo: tensão-deformação muda dependendo do tipo de estrutura e dos graus de liberdade disponíveis.

Ao clicar em Adicionar, é adicionado um novo tipo de articulação não linear à lista de articulações disponíveis na caixa de diálogo Articulações não lineares. Ao clicar em Fechar, a caixa de diálogo será fechada sem serem feitas alterações ou ser definido um tipo de articulação não linear.

Tipo de estrutura

Graus de liberdade disponíveis

Estrutura 2D

FX, FZ, MY

Grelha

FZ, MX, MY

Placa

FZ, MX, MY

Estrutura 3D

todos

Casca

todos

Sólido

todos

Nota: A convenção de sinais para articulações não lineares (tipo: momento – rotação) é a seguinte:

RY+ – tensão das fibras superiores (eixo Z+ local)

RY- – tensão das fibras inferiores (eixo Z- local)

RZ+ – tensão no eixo Y- local

RZ- – tensão no eixo Y+ local

Forças normais:

UX+ – tensão

UX- – compressão

Forças de cisalhamento (direções de cisalhamento de acordo com a Convenção de sinais para elementos de barra:

Direção de cisalhamento UZ+ – FZ-

Direção de cisalhamento UZ- – FZ+

Direção de cisalhamento UY+ – FY-

Direção de cisalhamento UY- – FY+.