Quando o comando Padrão de armadura for chamado e a guia Armadura estrutural for selecionada, a caixa de diálogo mostrada abaixo será exibida na tela.
A caixa de diálogo acima contém opções que facilitam a definição dos seguintes tipos de armadura estrutural:
- Armadura de antiencolhimento. Essa armadura serve para limitar fissuras no concreto, para combater possíveis momentos de torção ou dobra em relação à altura da seção. Uma função adicional é endireitar o esqueleto da armadura. O usuário pode atribuir o diâmetro da armadura ou selecionar a opção AUTO. Nesse caso, o programa selecionará o diâmetro ideal por si só com base nas recomendações das normas. Além disso, é possível definir os critérios de uso da armadura da superfície próxima que dependem da altura da viga e do espaçamento máximo entre as barras da armadura.
- Armadura de transporte. Aplica-se a vigas e funções pré-fabricadas como armaduras necessárias durante o transporte dos membros pré-fabricados. Quando o botão Tipo de aço é pressionado, a caixa de diálogo adicional é aberta, na qual um tipo de aço para um determinado tipo de armadura pode ser definido.
- A armadura da montagem é insignificante nos cálculos. É usada principalmente para suspender e vincular a armadura transversal. Pode ser definida selecionando seu diâmetro na lista ou ser dependente do diâmetro das barras de armadura principais. Se essa armadura for levada em conta nos cálculos de capacidade, a opção Considerar nos cálculos de capacidade de carga deverá estar ativada. A opção Prolongamento da barra para L < se refere à armadura da montagem; ativar essa opção impõe o prolongamento das barras principais (unindo as barras principais vizinhas) e a desistência das barras da armadura da montagem se o comprimento da barra de montagem for menor que o comprimento definido “l”. O comprimento da barra de montagem é considerado como um comprimento teórico (sem âncoras), ou seja, esse é um segmento teórico ao longo do qual a armadura principal não é necessária (entre pontos com valor zero em um diagrama da área de armadura necessária). Deve ser enfatizado que a opção que permite o prolongamento das barras principais é importante somente quando a opção Viga completa na guia Geral é selecionada como um segmento de armadura (caso contrário, as barras da armadura principal atribuída a diferentes segmentos não podem ser unidas entre si e a armadura da montagem é gerada entre eles).
- Proteção de armadura principal. A ativação dessa opção resulta na geração da armadura em apoios de aresta, tendo um efeito de reforço na ancoragem da barra principal e evitando a curvatura do gancho e a divisão do concreto. No caso de barras que terminam em ganchos, isso ocorre em um ângulo de 90 graus.
- Tipo de aço para a armadura longitudinal/transversal. Essa opção permite determinar um tipo de aço para todos os elementos de armadura estrutural, exceto a armadura de transporte, para a qual um tipo de aço é definido separadamente. Se a opção Consideração de capacidade de carga estiver ativada para a armadura da montagem, deverá existir um tipo de aço idêntico, como no caso da armadura longitudinal. Caso contrário, os cálculos poderão ser incorretos.
A parte inferior da caixa de diálogo contém o botão Armadura da emenda. Pressionar o botão resulta na abertura da caixa de diálogo que permite definir a forma, o diâmetro ou o espaçamento da armadura da emenda em uma viga de seção T.
Nota: Faz sentido usar a opção Armadura da emenda somente no caso de vigas de seção T.