Após definir os parâmetros gerais de estrutura necessários para gerar cargas de neve/vento em uma estrutura 2D (envoltória, espaçamento e profundidade) e clicar no botão Geração 3D, é exibida a caixa de diálogo Cargas de neve/vento – Geometria 3D.
As cargas de neve/vento para 3D são criadas da seguinte maneira:
- As cargas de neve/vento são geradas para uma estrutura 2D previamente definida.
- Uma estrutura 3D (quadro) é gerada com base nos parâmetros de estrutura 3D especificados na caixa de diálogo Cargas de neve/vento – Geometria 3D.
- A estrutura 2D é copiada por um número especificado de vezes com base no espaçamento definido pelo usuário.
- Barras horizontais (terças) são geradas entre quadros consecutivos. As cargas são levadas da cobertura da estrutura, através das terças, para as barras do quadro.
Ao clicar em Gerar 3D, são geradas cargas de neve/vento em 3D.
É possível especificar os seguintes parâmetros no campo Local dos quadros:
- Local dos quadros – Como posicionar as estruturas 2D (regular – distância constante entre os quadros ou irregular – distâncias diferentes entre quadros consecutivos).
- Número de quadros – Número esperado de quadros na estrutura 3D final.
- Espaçamentos – O espaçamento entre os quadros. O valor do espaçamento é determinado para o posicionamento regular dos quadros. Para o posicionamento irregular, é necessário definir espaçamentos n-1 divididos por separadores, em que n é o número de quadros.
- Colunas intermediárias – Gera as cargas de vento para colunas intermediárias posicionadas entre os quadros principais, para estruturas 3D criadas com base em estruturas 2D repetidas. As colunas intermediárias devem ser posicionadas nos pontos centrais dos espaçamentos entre os quadros. As cargas para colunas intermediárias são consideradas da seguinte forma:
- Estrutura 2D – Como forças concentradas aplicadas ao quadro
- Estrutura 3D – Como uma carga linear em colunas
Ao clicar no botão Definição no campo Gabletes, é aberta uma caixa de diálogo adicional que permite definir os gabletes (fachada).
No campo Localização dos elementos longitudinais, é possível selecionar uma barra na estrutura (usando os botões “<” e “>”) e especificar seus parâmetros. Ao lado do campo Barra, é exibido o número da barra selecionada. Ao mesmo tempo, a barra é realçada no campo que exibe o diagrama da estrutura 2D (também é possível realçar uma barra diretamente no desenho da estrutura 2D). O campo Localização dos elementos longitudinais também apresenta as seguintes opções:
- Botão Seção – Permite selecionar a seção usada para criar terças (vigas longitudinais).
- Localização – Permite selecionar o posicionamento relativo ou absoluto das terças na barra atual em uma estrutura 2D.
- Deslocamentos – Considera os deslocamentos ao criar elementos de terça.
As cargas 2D de neve/vento calculadas para uma estrutura bidimensional (expressas como o valor da força por unidade de área) são coletadas com base nas superfícies relevantes e aplicadas às terças como uma carga uniforme (valor da força por unidade de comprimento). Para as terças, a carga é coletada com base em uma superfície plana da área limitada pelas terças adjacentes ou pela aresta da superfície (se não houver terça adjacente nessa direção).
Se uma carga 2D de neve/vento não for coletada em nenhuma terça (quando não existem terças definidas em uma sequência de barras colineares adjacentes de uma estrutura 2D), as cargas serão aplicadas diretamente às barras das estruturas: a estrutura 2D inicial as suas cópias criadas pelo Robot. As cargas aplicadas têm os mesmos atributos que as cargas geradas para as barras da estrutura 2D inicial. No entanto, os valores das cargas são alterados. Eles são multiplicados pelo seguinte coeficiente, calculado separadamente para cada quadro:
a
i
= e3d
i
/ espaçamento
Em que:
- Espaçamento – O tamanho de um segmento de cálculo usado para cálculos de cargas de neve e vento em 2D.
- e3d
i
– O tamanho do segmento de cálculo relacionado ao quadro da estrutura i que é gerado pelo módulo simplificado de neve/vento 3D, de acordo com a definição da geometria 3D fornecida na caixa de diálogo relevante (número de quadros e espaçamento). O tamanho desse segmento de cálculo, relacionado ao quadro da estrutura i, é calculado da seguinte forma:
- A soma de uma metade do espaçamento entre o quadro da estrutura i e o quadro da estrutura anterior, e a metade do espaçamento entre o quadro da estrutura i e o quadro da estrutura posterior, no caso de quadros internos.
- Metade do espaçamento entre o quadro da estrutura i e o quadro da estrutura adjacente, no caso de quadros internos.