Ao definir uma carga de neve/vento em 3D, é possível especificar a forma dos gabletes (fachadas) na definição de geometria da estrutura 3D. A seguir estão dois motivos importantes para fornecer uma definição de fachada:
- As cargas de vento são geradas operando ao longo do eixo Y nos gabletes.
- Uma diferença na forma de gerar quadros internos e quadros de gabletes (frontal e traseiro).
Abra a caixa de diálogo para definir gabletes clicando em Definição no campo Gabletes na caixa de diálogo Cargas de neve/vento – Geometria 3D.
Para especificar os parâmetros de gabletes:
- No campo Barras copiadas apenas nos quadros de aresta – Especifique uma lista de membros a serem ignorados nos quadros internos da estrutura ao copiar o quadro 2D inicial.
- No campo Barras carregadas de vento dos gabletes – Especifique quais membros dos gabletes (vertical ou horizontal) devem ser carregados com o vento ao longo do eixo Y.
- Clique em OK.
É possível especificar as listas de duas maneiras:
- Selecione membros sucessivos no diagrama do quadro 2D no canto superior direito da caixa de diálogo.
- Insira os números dos membros selecionados no campo.
Quando a lista de membros de fachada carregados com vento está vazia, a posição do primeiro membro na lista ativa automaticamente a posição correta (vertical ou horizontal) dos membros carregados.
Método para calcular cargas que operam ao longo do eixo Y
Nota: No momento, as cargas são calculadas somente quando membros verticais foram definidos (com uma determinada tolerância pequena). O Robot ignora cada membro não vertical da lista.
As cargas são calculadas de acordo com o seguinte método para cada caso de carga de vento:
- O Robot calcula a pressão do vento nos gabletes. As paredes frontal e posterior são consideradas separadamente. Para a norma de neve e vento NV65, a pressão é Q_10 * (Ce - Ci). Os coeficientes relevantes estão na nota de cálculo com parâmetros de carga de neve/vento.
- A pressão é coletada em cada um dos membros carregados de cada gablete. A pressão é coletada de uma área relacionada a um membro determinado, que é representado como uma força determinada. Em seguida, a força é distribuída uniformemente ao longo de todo o comprimento do membro, o que permite que a carga aplicada ao membro seja representada como densidade de força. Essa é uma forma simplificada de calcular a carga.
- Para um membro mais externo esquerdo (ou direito) carregado com vento, a área é calculada como a metade da área, cujos lados são definidos pela linha na qual o membro (A) está localizado e a linha na qual o membro adjacente (B) está localizado (à esquerda ou à direita), enquanto seus limites superior e inferior são definidos pelas duas linhas horizontais que atravessam o mais alto e o mais baixo entre os quatro pontos finais dos membros A e B.
- Para um membro intermediário, a área relevante é calculada como a soma das áreas adjacentes (à direita e à esquerda), determinada como previamente indicado.