É possível rotacionar os nós ou elementos da estrutura através de um dos seguintes métodos:
- Clique no menu Editar > Editar > Rotacionar.
- Clique em
.
Para definir a rotação, defina os parâmetros principais nos seguintes campos da caixa de diálogo Rotação:
- Nós – Especifica o incremento de numeração do nó ao definir novos nós.
- Elementos – Especifica o incremento de numeração do elemento ao definir novos elementos.
- Mover – Quando essa opção for selecionada, o nó ou elemento selecionado será movido na estrutura (a localização do nó ou do elemento de origem será alterada na estrutura).
- Copiar – Quando essa opção for selecionada, novos nós ou elementos serão criados em uma estrutura (os nós ou elementos de origem permanecerão os mesmos).
- Arrastar – Quando essa opção for selecionada, serão criados elementos adicionais entre os nós existentes e os nós criados durante a edição. Esses elementos são numerados automaticamente.
- Número de repetições – Define o número de repetições para operações de edição. A opção de edição pode ser repetida ao alterar a seleção ativa para elementos ou nós criados recentemente.
Os valores para as coordenadas do eixo de rotação e o ângulo de rotação são definidos nos seguintes campos:
- Início do eixo.
- Fim do eixo.
- Ângulo.
Após ter definido o ângulo de rotação graficamente, o Robot rotaciona os nós ou elementos selecionados; se nenhum objeto tiver sido selecionado, clique em Selecionar no menu de contexto para selecioná-los. O Robot permanece no modo de rotação até que o próximo comando seja selecionado ou a tecla <Esc> seja pressionada.
Se o eixo de rotação e o ângulo na caixa de diálogo Rotação forem manualmente definidos, clicar em Executar concluirá a ação.
Nota: Não é possível rotacionar os elementos ou nós da estrutura até que sejam selecionados.
Após selecionar o modo do cursor Grade ou Automático, as coordenadas dos pontos que descrevem o eixo de simetria serão exibidas nos campos Início do eixo e Fim do eixo. Se o modo do cursor de nó for selecionado, os números de nós que definem o eixo de simetria serão exibidos nos campos Início do eixo e Fim do eixo. A exibição no campo Eixo de rotação depende do modo do cursor:
- Modo de grade ou automático: eixo de rotação (m, m, m).
- Modo de nó: eixo de rotação.
É possível definir o eixo de rotação através de um dos seguintes métodos:
- Usando dois pontos (recomendado na vista 3D)
- Usando um ponto e um plano (recomendado na vista 2D)
Nota: Ao inserir as coordenadas para o início e o fim do eixo na caixa de diálogo Rotação, a caixa de diálogo é aberta para uma vista de estrutura de plano ou de espaço. Quando a vista 2D é selecionada, as descrições dos campos são coerentes com o plano definido (ou seja, o plano ZX) e o número de coordenadas exibidas nesses campos limita-se a duas.