Clique no botão Definição da direção, na caixa de diálogo Parâmetros de análise dinâmica, para definir a direção da excitação espectral/sísmica.
A opção Resolução de uma força (sísmica/espectral) em direções gera três casos sísmicos que diferem na direção da excitação. A direção de excitação (X,Y,Z) definida na parte superior da caixa de diálogo é devidamente resolvida para o caso: (X,0,0) (0,Y,0), (0,0,Z). Os nomes dos casos recém-criados contêm informações indicando em qual direção a excitação está definida. Portanto, os valores definidos nos campos X, Y, Z são componentes do vetor de excitação. Selecione a opção Usar valores normalizados para escalar valores de componentes, de forma que o vetor resultante seja um vetor unitário.
Para um caso sísmico calculado de acordo com as normas PS 92 e AFPS 90, o parâmetro que determina a direção do espectro é automaticamente definido.
Os casos são gerados assim que a caixa de diálogo para definir os parâmetros de análise sísmica/espectral é fechada.
É possível definir as seguintes combinações.
Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 |
![]() |
em que:
Sx, Sy, Sz – são os resultados dos casos criados automaticamente para as direções X, Y, Z, calculadas de acordo com as combinações SRSS ou CQC, respectivamente. O tipo de combinação pode ser selecionado no campo de seleção Combinação.