Após clicar em Parâmetros na caixa de diálogo Cargas de neve/vento, é exibido o seguinte:
A caixa de diálogo tem três guias:
- Geral
- Específico
- Segmentos
Guia Geral
É possível especificar os seguintes parâmetros na guia Geral:
- Para a norma francesa:
- Departamento onde uma estrutura vai ser construída.
- Região do departamento. Após selecionar o departamento e a região, o campo Região exibe automaticamente a região do vento.
- Tipo de vento – define a pressão dinâmica básica usada nos cálculos de uma carga de vento em uma estrutura.
- Terreno – uma lista com três valores: obscurecido, normal e exposto. Com base no parâmetro do terreno, o valor do coeficiente k5 é determinado.
- Área litorânea – quando essa opção estiver selecionada, o valor do coeficiente qH/q10 é constante.
- Nível de referência – especifica a distância entre o ponto mais baixo da peça da estrutura selecionada e o solo. O valor padrão é zero, o que significa que a estrutura está diretamente no chão.
- Pressão do vento – define o valor da pressão básica do vento. Quando a opção Automático estiver selecionada, a pressão será determinada com base no departamento, na região e no terreno. Quando a opção Pressão estiver selecionada, fica disponível um campo onde será possível inserir a pressão do vento (o valor não aumenta devido ao efeito do terreno). Quando a opção Velocidade estiver selecionada, será necessário especificar a velocidade do vento (expressa em m/s) no campo. A velocidade é convertida em pressão aplicando a seguinte fórmula: q = v2 / 16,3.
- Para a norma norte-americana:
- Categoria de exposição: A, B, C ou D
- Categoria de construção: I, II, III ou IV
- Ativar/desativar a região propensa a furacões. Os dois parâmetros anteriores listados são usados como base para determinar o valor do fator de importância (quando a opção Automático está selecionada). Após selecionar a opção Manual, será possível especificar o valor do fator de importância.
- Velocidade básica do vento – determina o valor básico para a velocidade do vento, que depende da posição geográfica da estrutura.
- Altura da estrutura – especifica o ponto mais alto da estrutura acima do nível de referência. Se esse valor for zero, significa que a estrutura está posicionada diretamente no chão.
- Nível de referência – especifica a distância entre o ponto mais baixo da peça da estrutura selecionada e o solo.
Guia Específico
É possível especificar os seguintes parâmetros na guia Específico:
- Para a norma francesa:
- Quando a opção Ação dinâmica estiver selecionada, será considerada a ação dinâmica do vento em uma estrutura. Quando a opção Automático estiver selecionada, será necessário especificar o seguinte: tipo de estrutura (aço, concreto, tijolo ou concreto pré-tensionado), valor do período e número de Strouhal (o valor padrão é 0,20). É calculado um valor do coeficiente Beta para cada segmento. Quando a opção Manual estiver selecionada, será necessário fornecer um valor do coeficiente Beta para cada segmento no campo Beta da guia Segmentos.
- Ao especificar um coeficiente Delta, será possível considerar o coeficiente de redução da pressão do vento com base no ponto mais alto de uma estrutura que está exposta ao vento. Quando a opção Automático estiver selecionada, o coeficiente Delta será determinado automaticamente para cada segmento com base em sua elevação acima do solo. Quando a opção Manual estiver selecionada, o campo Delta na guia Segmentos estará disponível, onde é necessário especificar um coeficiente Delta para cada segmento.
- No campo Permeabilidade, é possível definir as paredes abertas de uma estrutura. A seleção afeta o cálculo dos coeficientes Ci.
- Para a norma norte-americana:
Ficha Segmentos
As opções na guia Segmentos permitem dividir uma estrutura em segmentos. Para definir um segmento de estrutura:
Além disso, a guia Segmentos tem três botões:
- Modificar – atualiza os valores dos parâmetros na tabela.
- Excluir – exclui um segmento.
- Excluir tudo – exclui todos os segmentos definidos.