Apoio elástico

Quando a guia Elástico está selecionada na caixa de diálogo Definição de apoio, a seguinte caixa de diálogo é exibida.

Na parte superior da caixa de diálogo, a opção Coeficiente de elasticidade constante em nós de apoio está disponível para apoios lineares e planos. Quando essa opção está selecionada, os valores dos coeficientes elásticos são constantes em cada nó dos apoios lineares e planos. Quando essa opção está desmarcada, os coeficientes elásticos são definidos por unidade de comprimento (apoio linear) ou por unidade de superfície (apoio plano).

O coeficiente elástico em um nó é calculado da seguinte maneira:

  1. Para cada nó, o Robot calcula a distância entre os centros de segmentos entre nós sucessivos. (Observe a seguinte imagem).
  2. A distância calculada, como, por exemplo, dl, é multiplicada pelo coeficiente por unidade de comprimento, definido pelo usuário (por exemplo, para o nó 2 KZ*dl2).
  3. O valor calculado da Etapa 2 é aplicado ao nó. Os valores nos nós normalmente são diferentes.

Para definir um apoio elástico:

  1. Insira um nome para a legenda de apoio.
  2. Selecione direções fixas (graus de liberdade bloqueados) no nó:
    • UX
    • UY
    • UZ
    • RX
    • RY
    • RZ

Para um apoio elástico, especifique os graus de liberdade bloqueados ou os coeficientes de elasticidade nas direções apropriadas:

Clicar em Coeficientes elásticos abre a caixa de diálogo Solos de construção – cálculos do coeficiente K, que calcula o valor do coeficiente de fundação elástico K para o solo em camadas.

Nota: Ao definir um levantamento para um apoio (como um levantamento com base na orientação do eixo Z, ou seja, UZ+), também será possível determinar o coeficiente base de elasticidade KZ para cada restrição. Lembre-se que o coeficiente base de elasticidade é determinado somente para a orientação oposta ao definido para levantamento (ou seja, para UZ-).

Um diagrama do apoio que está sendo definido é exibido no canto inferior direito da caixa de diálogo. Clicar em Direção no diagrama abre a caixa de diálogo Direção de apoio, na qual é possível definir a direção do eixo x local do apoio. O eixo é determinado especificando um ponto, um nó ou rotacionando um apoio com relação a qualquer eixo no sistema de coordenadas global.

Ao clicar em Adicionar, o apoio é adicionado à lista de apoios ativos.

Ao clicar na opção Avançado, que está disponível para os apoios nodais e lineares (não está disponível para os apoios planos), será aberta uma nova caixa de diálogo: Definição de apoio – Avançado.