Propriedades da seção

É possível especificar as seguintes propriedades na guia Ax, Iy, Iz da caixa de diálogo Nova seção:

Ax

Área da seção transversal

Ay

Fator de rigidez de cisalhamento – Área de corte reduzida para cálculos de deformações de cisalhamento (para cálculos de deformações de cisalhamento XY) na direção do eixo Y.

Az

Fator de rigidez de cisalhamento – Área de seção reduzida para cálculos de deformações de cisalhamento (para cálculos de deformações de cisalhamento XZ) na direção do eixo Z.

Ix

Momento de inércia.

Iy

Momento de inércia ao longo do eixo Y.

Iz

Momento de inércia ao longo do eixo Z.

I ômega

Momento de inércia da seção.

Wx

Módulo da seção para cálculos de tensões de torção.

Wy

Área de cisalhamento – Coeficiente de tensão de cisalhamento extrema reduzida (Qy).

Wz

Área de cisalhamento – Coeficiente de tensão de cisalhamento extrema reduzida (Qz).

Wely, Welz

Módulos elásticos de seção (não é necessário especificar esses módulos, pois eles são calculados automaticamente como a relação do momento de inércia com a distância das fibras de seção mais remotas).

Wply, Wplz

Módulos plásticos de seção.

vy

Distância das fibras mais remotas medida com relação ao eixo Z local (distância no lado positivo do eixo Y local). O valor é necessário ao especificar o valor das tensões normais. (Observe a seguinte imagem).

vpy

Distância das fibras mais remotas medida com relação ao eixo Z local (distância no lado negativo do eixo Y local). O valor é necessário ao especificar o valor das tensões normais. (Observe a seguinte imagem).

vz

Distância das fibras mais remotas medida com relação ao eixo Y local (distância no lado positivo do eixo Z local). O valor é necessário ao especificar o valor das tensões normais. (Observe a seguinte imagem).

vpz

Distância das fibras mais remotas medida com relação ao eixo Y local (distância no lado negativo do eixo Z local). O valor é necessário ao especificar o valor das tensões normais. (Observe a seguinte imagem).