Pontos da malha de base

Abra a caixa de diálogo Pontos da malha de base, através de um dos seguintes métodos:

Use essa caixa de diálogo para determinar os pontos do painel que são a base para gerar uma malha de elementos finitos usando o método Coons.

Use essa opção para gerar uma malha com o método Coons. As superfícies de Coons são superfícies 3D que se distribuem sobre contornos quadriláteros ou triangulares, cujas arestas opostas estão divididas no mesmo número de segmentos. A forma de cada elemento criado corresponde à forma do contorno no qual a malha é gerada. Esse método consiste em conectar, através de linhas retas, todos os pontos criados em uma aresta de contorno selecionada com os pontos localizados na aresta de contorno oposta. As linhas verticais e horizontais criam dois conjuntos de pontos. O ponto de interseção de cada par de linhas horizontais e verticais define o posicionamento final de um nó dentro de um contorno, conforme mostrado.

Para formas de painel simples, os pontos base são definidos automaticamente. Para formas mais complexas (como a placa mostrada), a localização dos pontos da malha de base deve ser determinada manualmente.

Para definir os pontos base de uma malha de elementos finitos:

  1. Selecione um painel.
  2. Determine o tipo de geometria do painel (para triangular, somente três pontos base serão definidos; para quadrilátero, quatro pontos base serão definidos):
    • Forma triangular
    • Forma quadrilátera

      Para pontos base consecutivos na forma do painel quadrilátero, defina:

      primeiro ponto base –

      segundo ponto base –

      terceiro ponto base –

      quarto ponto base –

  3. Indique três ou quatro pontos base (dependendo da geometria do painel); uma descrição de um ponto base consiste no número de um ponto de contorno e nas coordenadas desse ponto.
  4. Clique em Aplicar.

Após selecionar o contorno e determinar uma forma de painel, defina os parâmetros do método Coons (consulte Preferências do trabalho > Opções de criação de malha), bem como os parâmetros de divisão. Os parâmetros de divisão (divisão 1 e divisão 2) descrevem o número de elementos que serão criados na primeira aresta de contorno (entre o primeiro e o segundo cantos de contorno) e na segunda aresta de contorno (entre o segundo e o terceiro cantos de contorno). O número de cantos definidos depende da forma de contorno selecionada. As arestas de contorno opostas às arestas com divisões definidas serão divididas automaticamente, de modo que a divisão corresponda à divisão definida. Para contornos triangulares, a divisão de arestas entre o primeiro e o terceiro cantos de contorno é a mesma que entre o segundo e o terceiro cantos. Para contornos quadriláteros, a divisão entre o terceiro e o quarto cantos de contorno é a mesma que entre o primeiro e o segundo cantos. A divisão entre o primeiro e o quarto cantos é a mesma que entre o segundo e o terceiro cantos, conforme mostrado.