Um modelo analítico de energia é uma forma especial de geometria usada por mecanismos de simulação de energia como o EnergyPlus.
O modelo analítico de energia é um abstração de uma forma geral e layout de construção em uma rede de cálculo. Esta rede captura toda os caminhos principais e os processos de transferência de calor através da construção.
Com base no esquema gbXML, o modelo analítico de energia tem três componentes principais:
- Os espaços são volumes (massas) discretos de ar que têm perda ou ganho de calor. Estas trocas de calor são devidas aos processos internos como a ocupação, iluminação, equipamento e AVAC, assim como a troca de calor com outros espaços e com o ambiente externo.
- As superfícies são os caminhos de transferência de calor de/para cada espaço, incluindo superfícies entre os espaços internos e o ambiente externo.
- As zonas são grupos de espaços usados para estabelecer algumas afinidade reconhecida entre os espaços. Por exemplo, as zonas podem representar espaços com a mesma orientação, a mesma função, ou serviço pelo mesmo sistema AVAC.
Por exemplo, a ilustração a seguir mostra espaços (1), superfícies (2) e zonas (3) como uma rede de cálculo no modelo analítico de energia.