Adicionar zonas do sistema

A zonas do sistema são elementos gráficos que são usados para designar áreas da construção que serão servidas por sistema de ar analíticos, ciclos de água e equipamento de zona.

Quando você cria o modelo analítico de energia, os espaços analíticos são adicionados a todos os volumes incluídos na geometria 3D. Cada espaço analítico é atribuído a uma zona do sistema que está dentro ou em contato com a zona. O relacionamento é exibido no Navegador do sistema.

Há duas maneiras de criar zonas do sistema:

Zona do sistema por espaço

Para adicionar uma zona do sistema por espaço

  1. Abra uma vista de planta onde os espaços estejam visíveis.
  2. Clique na guia Analisar painel Zoneamento Por espaço .
  3. Para adicionar um único espaço à zona, coloque o cursor sobre um espaço e, depois que o espaço for realçado, clique para adicionar o espaço à zona.

    Para adicionar vários espaços a uma zona, desenhe uma caixa de seleção em torno dos espaços sendo adicionados ou pressione CTRL enquanto seleciona os espaços um a um.

  4. Clique em (Concluir a edição da zona).

Zona do sistema por esboço

Para adicionar uma zona do sistema por esboço

  1. Abra uma vista de planta.
  2. Clique na guia Analisar painel Zoneamento Por esboço .

    O modo Esboço é ativado.

  3. Desenhe linhas e formas como necessário através de cada ambiente que deve ser incluído em uma área servida por um determinado sistema analítico. Qualquer ambiente ou espaço em contato com a linha é incluído.
    Como alternativa, é possível adicionar uma zona do sistema como uma forma 2D usando ferramentas de esboço padrão. Qualquer coisa dentro da forma ou que entre em contato com a forma será parte da zona do sistema.
  4. Clique em (Concluir) para sair do modo de edição.

    A zona do sistema é inserida. Para substituir as configurações de exibição, na guia Categorias de modelo analítico, use a caixa de diálogo Visibilidade/Sobreposição de gráficos.

  5. Selecione a zona do sistema para ver suas propriedades e atribuir o equipamento de zona.
Nota: Para deslocar uma zona do sistema de seu nível, altere o parâmetro Deslocamento de nível na Paleta de propriedades. O valor padrão é 1,2 m (4 pés).