Combinações de carga

Adicione, edite ou remova combinações de carga usando a caixa de diálogo Casos e combinações de carga.

  1. Clique em Analisar Modelo analítico (Casos e combinações de carga).
  2. Expanda a guia Combinações de carga.
  3. Clique em Adicionar.
  4. Clique no campo Nome e ajuste o nome da combinação de carga.
  5. Clique no campo de fórmula para editar a fórmula de combinação de carga e/ou adicionar os fatores para cada caso de carga na coluna correspondente.
  6. Clique na coluna Estado limite e escolha um estado limite na lista.
  7. Opcionalmente, clique na coluna Usos de carga e escolha um ou mais usos para a combinação de carga.

Nota: É possível editar fórmulas de combinação de carga na coluna Fórmula ou editando o fator para cada caso de carga correspondente na coluna associada. Na coluna Fórmula, a sintaxe é obrigatória: o nome do caso de carga seguido pelo sinal de multiplicação seguido pelo fator. A ordem de cada grupo de fatores de caso de carga não é obrigatória.
Nota: É possível copiar o conteúdo da tabela Combinações de carga (ou qualquer outra tabela nessa caixa de diálogo) para uma planilha externa:
  1. Selecione as linhas e copie a seleção (CTRL+C).
  2. Abra a planilha e cole a seleção copiada (CTRL+V).

Estado limite

Na coluna Estado limite da tabela Combinação de carga, selecione o estado limite para cada combinação de carga: Último, Grau de serviço, Manutenção quase permanente, Manutenção frequente, Manutenção rara, acidental e especial.

Usos de carga

Para criar, editar ou excluir um uso de carga:
  1. Clique em Analisar Modelo analítico (Casos e combinações de carga).
  2. Clique na guia Gerenciar atributos.
  3. Expanda Usos de carga.
  4. Clique em Adicionar.
  5. Edite o nome do uso recém-adicionado.



O parâmetro do uso da combinação de carga é definido pelo usuário (gravidade, lateral ou combinado).

  • As combinações de carga por gravidade incluem as cargas verticais, permanentes ou fixas (peso próprio da estrutura – piso, vigas, colunas etc.) e cargas varáveis com base na ocupação (pessoas em um andar de escritório, caixas em um depósito, neve em um telhado etc.).
  • As combinações de carga lateral incluem as cargas horizontais, permanentes ou fixas (solo apoiado em uma parede de fundação) e cargas variáveis (vento contra a face de uma estrutura ou a vibração de uma estrutura em um terremoto).
  • As combinações de carga combinadas incluem graus de variação de gravidade e cargas laterais com o objetivo de contar para os casos nos quais as estruturas estão ocupadas e sofrem cargas de vento ou terremoto.