Casos específicos: Automação física para analítica

A ferramenta Física para analítica para construções automatiza a criação do modelo analítico para elementos estruturais físicos que não têm uma representação analítica associada. Para recriar o modelo analítico para esses elementos, os elementos analíticos existentes devem ser excluídos.

Atualizar o modelo analítico

A atualização do modelo analítico pode ser realizada de duas maneiras:
  1. Ajuste manualmente a representação analítica com base nas alterações do modelo físico associado.
  2. Recrie a representação analítica usando Física para analítica para construções
Maiúsculas/minúsculas Detalhes
Elementos curvos

A ferramenta Física para analítica para construções controla a criação do modelo analítico somente para esqueletos estruturais curvos definidos como Arco, as ferramentas localizadas junto à ferramenta Linha.



A criação do modelo analítico para paredes curvas de qualquer tipo não é automatizada.

Para criar painéis analíticos curvos, use o fluxo de trabalho manual descrito para Painéis analíticos.

Nota: Não é possível modelar as superfícies 3D com painéis analíticos do Revit.
Estruturas secundárias

Algumas partes da construção podem precisar de diferentes configurações de automação ou você pode não desejar alinhá-las com a estrutura principal. Exemplos: escadas e seus corrimãos, telhados de aço pequenos, estruturas de fechamento etc.

É uma boa prática excluir essas estruturas secundárias da automação da criação da construção principal.

Após o modelo analítico para a construção principal ser criado, é possível automatizar o modelo analítico para cada estrutura secundária de cada vez.

Dica: Não é necessário ocultar a construção principal, já que a ferramenta de automação ignora os elementos estruturais físicos que já têm uma representação analítica associada.
Nota: Ao automatizar a criação do modelo analítico para somente uma parte do projeto usando a ferramenta Física para analítica para construções, a ferramenta também está conectando o modelo analítico recém-criado aos elementos analíticos existentes.



Forma da parede

A ferramenta Física para analítica para construções automatiza a criação do modelo analítico para paredes. O painel analítico associado segue a forma exata da parede física, seja ela definida por seu perfil ou em instâncias onde a parte superior/base da parede está anexada a outros elementos.



A ferramenta Física para analítica para construções ignora os cortes feitos pela união estrutural em paredes físicas.



Vigas verticais

A ferramenta Física para analítica para construções também automatiza a criação do modelo analítico para vigas verticais, mas elas não seguirão o alinhamento das colunas analíticas para as regras de nível. A automação da criação do modelo analítico aplicará as regras de alinhamento e conectividade específicas para vigas.

Colunas contínuas

A ferramenta Física para analítica para construções automatiza a criação do modelo analítico com base na forma dos elementos estruturais físicos selecionados. Se uma parede estrutural ou colunas forem criadas em vários níveis, será assim que suas representações analíticas serão criadas:



Escadas e corrimãos

A ferramenta Física para analítica para construções automatiza a criação do modelo analítico para elementos de escadas como objetos independentes. O mesmo para os corrimãos.

Isso significa que, para cada elemento da escada/corrimão, uma representação analítica associada será criada. A conectividade dos elementos analíticos será tratada como para os outros objetos estruturais.

É recomendado isolar a parte estrutural da escada para a automação da criação do modelo analítico. Se uma representação analítica específica for necessária para a escada no projeto, será possível criá-la manualmente usando membros analíticos e painéis analíticos.



Treliças

A ferramenta Física para analítica para construções automatiza a criação do modelo analítico para elementos de treliça como objetos independentes.

Isso significa que, para cada elemento de treliça, uma representação analítica associada será criada. A conectividade e o alinhamento dos elementos analíticos, tanto para os eixos como para os níveis, serão tratados como para qualquer objeto estrutural individual.

Em alguns casos, é uma boa prática usar somente o banzo principal da treliça ao automatizar a criação do modelo analítico para a estrutura da construção. Na próxima etapa, é possível selecionar os outros elementos da treliça e automatizar o modelo analítico para eles.

Nota: Ao automatizar a criação do modelo analítico para somente uma parte do projeto usando a ferramenta Física para analítica para construções, a ferramenta também está conectando o modelo analítico recém-criado aos elementos analíticos existentes.



Nota: Como na maioria dos casos, os elementos de treliça são alinhados com o mesmo eixo. Para assegurar que os possíveis alinhamentos incorretos do modelo físico não sejam refletidos no modelo analítico, recomenda-se aumentar o fator de alinhamento dos elementos no plano horizontal (por exemplo, defini-lo como 2,5) para a fase de automação dos elementos da treliça.
Alinhamento das vigas secundárias

A ferramenta Física para analítica para construções automatiza a criação do modelo analítico para elementos estruturais físicos selecionados. Nesse processo, a representação analítica para os esqueletos estruturais também é alinhada com os eixos. O alinhamento com os eixos é feito independentemente da função estrutural do esqueleto estrutural ou se ele faz parte de um sistema de vigas.

Se um alinhamento distinto for necessário para os membros analíticos associados com vigas secundárias, isso poderá ser automatizado em uma segunda etapa, após automatizar a criação da representação analítica para os elementos principais.

Nota: Ao automatizar a criação do modelo analítico para somente uma parte do projeto usando a ferramenta Física para analítica para construções, a ferramenta também está conectando o modelo analítico recém-criado aos elementos analíticos existentes.



Nota: Se você desejar que a representação analítica siga sua posição do elemento estrutural físico associado, recomenda-se diminuir o fator de alinhamento dos elementos no plano horizontal (por exemplo, defini-lo como 0,3) para a fase de automação desses elementos.
Telhados com múltiplas inclinações

A ferramenta Física para analítica para construções automatiza a criação do modelo analítico para elementos estruturais físicos selecionados. Nesse processo, a representação analítica dos elementos componentes de um telhado é alinhada com os eixos e níveis como elementos independentes, ignorando as particularidades que caracterizam tal grupo de elementos.

A melhor abordagem nesse caso é aplainar os elementos do telhado:

  1. Selecione somente os elementos do telhado.
  2. Ajuste o fator de alinhamento das vigas para o nível com um valor que gerará uma tolerância maior que a distância entre a parte superior e a parte inferior do telhado.
  3. Execute Física para analítica para construções
  4. Selecione os nós finais do cume do telhado e ajuste seu alinhamento para o nível ao ajustar seu Deslocamento de nível associado na paleta Propriedades.



Elementos da fabricação de aço

A ferramenta Física para analítica para construções trata os elementos físicos estruturais com forma de fabricação de aço como quaisquer outros elementos.

Particularidades:
  • o modelo de fabricação de aço também tem perfis de usuário para conectividade de elementos que são considerados como esqueletos estruturais físicos pela ferramenta de automação. Isso significa que a ferramenta de automação Física para analítica para construções também criará elementos analíticos para esses perfis.
  • Em muitos casos, o modelo de fabricação de aço tem uma folga definida entre os elementos na área de conexão de aço. A ferramenta Física para analítica para construções considera que esses elementos não estão em contato. Isso pode levar a objetos analíticos não conectados para esses elementos.