Utilização de bibliotecas do Autodesk Inventor

A maioria de organizações contam com uma coleção de arquivos de peça ou de montagem, própria ou adquirida, que é geralmente usada para desenhar elementos como prendedores, componentes elétricos e componentes pneumáticos. Estes arquivos de biblioteca podem ser armazenados no Vault.

Um ícone especial indica uma pasta de biblioteca do Vault:

Quais arquivos devem ser considerados arquivos de biblioteca?

Regras da pasta de biblioteca

  1. As pastas de biblioteca devem estar localizadas na raiz do Vault ($).
  2. Pasta normais não podem estar localizadas ou criadas dentro de uma pasta de biblioteca.
  3. As pastas de biblioteca não podem estar localizadas dentro de uma pasta normal.
  4. Os arquivos contidos em uma pasta de biblioteca não podem ser compartilhadas com outra pasta. Somente podem ser movidos de uma pasta a outra.
  5. Após a criação de uma pasta como pasta de bibliotecas, ela não pode ser alterada para uma pasta normal e vice-versa. Se você deseja modificar o tipo de pasta, é preciso criar uma pasta do tipo oposto e mover manualmente todos os arquivos da primeira pasta para a nova pasta.
  6. Quando você recupera a última versão de arquivos e suas dependências, e uma ou mais dependências estão localizadas na pasta de biblioteca, o Vault irá ignorar o arquivo para aquela operação.
  7. Ao utilizar o comando Obter a versão anterior com um arquivo que tem uma dependência secundária de um arquivo de biblioteca, a estrutura da biblioteca será criada de forma paralela ao espaço de trabalho para que seja possível abrir a versão anterior do arquivo.
  8. Nota: Isso é feito para evitar que a pasta de dados compartilhada seja modificada quando há outros usuários trabalhando com os arquivos. A modificação de um arquivo de biblioteca pode afetar muitos projetos e requer coordenação entre os membros da equipe que usam o mesmo arquivo.

Mapear bibliotecas do Autodesk Inventor

    Para trabalhar com arquivos do Autodesk Inventor salvos no Vault, faça o login no banco de dados do Vault. Se não há nenhum Vault configurado, contate o administrador do Vault. 

  1. Na lista de pastas, selecione uma pasta do Vault.
  2. Clique em OK. Ao clicar em OK na caixa de diálogo Mapeamento de pasta de projeto, a pasta do Vault selecionada é mapeada.
  3. Nota: É aconselhável usar o Autoloader para adicionar caminhos de pesquisa de bibliotecas. O Autodesk Autoloader automatiza este processo. Para acessar o Autoloader: Iniciar > Programas > Autodesk > Autodesk Data Management > Tools > Autodesk Autoloader. Para obter mais informações sobre o Autodesk Autoloader, clique em Ajuda.

Criar uma biblioteca na rede

    Se você tem dados que são considerados como da categoria de biblioteca, defina os arquivos na rede. Siga as etapas a seguir para configurar uma biblioteca no Autodesk Inventor.

  1. Crie uma pasta compartilhada no servidor de rede onde deseja armazenar os dados de biblioteca. Atribua-lhe um nome adequado como, por exemplo, Biblioteca.
  2. Assegure-se de que todos os usuários do Vault dispõem do tipo de acesso adequado (de somente leitura ou maior) à esta pasta e a todo seu conteúdo.
  3. Crie uma série de subpastas dentro da nova pasta para organizar o conteúdo. À medida que seja adicionando este conteúdo ao Vault, será criada uma réplica das subpastas.
  4. Adicione arquivos de biblioteca à pasta que sejam considerados como arquivos de biblioteca.
  5. Assegure-se de que não há outros usuários que estejam utilizando suas próprias cópias destes arquivos nos projetos. É importante começar com uma única cópia limpa e original destes arquivos.

Adicionar um caminho de pesquisa ao arquivo de projeto do Autodesk Inventor

    Para usar a nova biblioteca criada, adicione um caminho de pesquisa aos arquivos da biblioteca do Autodesk Inventor.

  1. Abra o arquivo de projeto do Autodesk Inventor no Autodesk Inventor ou no editor de arquivos de projeto. Se o arquivo de projeto já está no Vault, faça seu check-out antes de tentar modificá-lo.
  2. Adicione um caminho de pesquisa do tipo "Caminho de pesquisa da biblioteca" do Autodesk Inventor (não são permitidos caminhos de pesquisa locais nem de grupo de trabalho) à pasta criada recentemente. Adicione este caminho como arquivo ou caminho de tipo UNC:\\NomeCompiutador\Biblioteca\. Recomenda-se não adicionar esses caminhos ao arquivo de projeto do Autodesk Inventor, como uma unidade mapeada, porque há outros usuários que compartilham as configurações e é difícil garantir que todos os usuários mapeiem suas unidades corretamente.
  3. Salve o arquivo de projeto e faça o check-in das alterações no Vault.

Dados da biblioteca do Vault

    Após ter criado com êxito sua biblioteca compartilhada e ter modificado seu arquivo de projeto do Autodesk Inventor, você pode agora adicionar (fazer o check-in) dos arquivos da biblioteca no Vault. Os arquivos são adicionados automaticamente cada vez que uma montagem principal utiliza algum dos arquivos de biblioteca.

  1. Abra um documento de montagem, apresentação ou desenho do Autodesk Inventor que contenha arquivos da biblioteca.
  2. Efetue o login no Vault apropriado.
  3. No menu do aplicativo, selecione Vault > Mapear pastas. Será aberta a caixa de diálogo Mapeamento de pasta de projeto.
  4. Selecione na caixa de diálogo a biblioteca não mapeada e clique em Editar. Aparece a caixa de diálogo Pesquisar pasta no Vault.
  5. Selecione a raiz do Vault, $, e, a seguir, clique em Nova pasta e crie uma pasta denominada "Library". Ative a caixa de seleção Biblioteca e clique em OK para criar a pasta de biblioteca.
    Nota: Todas as pastas de biblioteca devem estar localizadas diretamente na pasta de nível superior ($).
  6. Clique em OK para mapear a nova pasta de biblioteca.
  7. Salve os dados no Vault usando Fazer check-in ou Adicionar projeto. Observe que todos os arquivos localizados no caminho de pesquisa da biblioteca são adicionados ao novo projeto de biblioteca.

Procurar uma pasta no Vault

    Para trabalhar com arquivos do Inventor salvos no Vault, faça o login no banco de dados do Vault. Se não há nenhum Vault configurado, contate o administrador do Vault. 

  1. Na lista de pastas, selecione uma pasta do Vault.
  2. Clique em OK. Ao clicar em OK na caixa de diálogo Mapeamento de pasta de projeto, a pasta do Vault selecionada é mapeada.