O material de vidraça é uma simplificação do material transparente, que tem como objetivo facilitar a renderização de grandes superfícies de vidro típicas de projetos de arquitetura.
Ele tem a maioria dos recursos do material transparente, mas as configurações são independentes da espessura do vidro e algumas configurações não físicas são permitidas para fins artísticos.
Ele também não refrata. Portanto, a luz passa direto por ele. Para as superfícies de vidro de arquitetura, essa simplificação não afeta de fato o resultado renderizado, mas, se aplicada a outras formas de sólido, parecerá não realista.
A vidraça em um objeto sólido. Observe como a cor de transmissão é constante e não há nenhuma refração.
|
Uma janela de vidro sólido (esquerda) comparada com uma janela reflexiva mais eficiente (direita)
|
Embora um vidro sólido sempre possa ser usado onde é preciso um painel de vidro, a vidraça fornece uma opção melhor e mais eficiente em alguns casos, onde as coisas precisam ser ajustadas para uma aparência específica.
A vidraça aplicada a um objeto sólido espesso como um vaso ou estátua de vidro não terá nenhuma reflexão interna ou refração. Para tais objetos, um material transparente é necessário.
A vidraça não é sempre fisicamente correta e permite que o usuário defina parâmetros para obter efeitos puramente cosméticos.
Parâmetros específicos do material de vidraça
- Cor transmissiva
- Como acontece com os materiais transparentes regulares, essa é a cor que a luz assume ao passar através do material. Mas, ao contrário do que acontece com os materiais transparentes, a cor é a mesma, independentemente da espessura do objeto.
-
- Transmissão visível
- Esse valor é calculado e é a quantidade total de luz que passa através do material. Ele depende da cor transmissiva, mas é um valor único e pode ser usado, por exemplo, para fazer a correspondência com o que os fabricantes do Windows relatam sobre seus produtos.
- Se um fabricante afirmar que a janela transmite 0,75 (ou 75%) da luz, será possível ajustar a cor transmissiva de acordo com a cor da janela e, em seguida, ajustar o brilho da cor até que esse valor corresponda à especificação de transmitância de 0,75.
-
Baixo grau de transmitância, vidraça de alta refletividade
- Rugosidade transmissiva
- Essa é uma rugosidade que se aplica somente à luz transmitida. Com essa opção, é possível ter um material que reflita como uma superfície brilhante, mas transmita como um vidro jateado.
- Isso pode ser usado para reproduzir painéis de vidro jateado de um lado e de vidro liso no outro. O material de vidraça não poderá selecionar qual lado é qual e sempre renderizará a primeira superfície como brilhante e tudo o mais atrás como vidro jateado.
-
Vidro jateado
- Cor reflexiva
- Esse valor especifica a reflexividade da superfície frontal. Ao contrário do vidro normal, a refletividade pode ser especificada para ser muito superior a fim de simular superfícies com revestimento de metal. Esse parâmetro é independente da transmissão, permitindo que o usuário crie algo que não seja fisicamente correto, mas que possa chegar a aparências específicas para fins artísticos.
- Por exemplo, você pode tornar um vidro 50% reflexivo, mas não transmitir os 50% restantes da luz para ocultar o interior de uma construção não concluída.
Vidraça muito reflexiva
- Seleção da face posterior
- A vidraça é criada para ser usada em painéis de vidro finos e, para simplificar o processo, ela só precisa da superfície frontal. Esse parâmetro força o agente de renderização a ignorar a parte posterior da geometria onde o material é aplicado.
- Não ignorar a face posterior tornará o material mais escuro ou mais reflexivo do que deve ser.
- Essa opção deve ser deixada ativa, exceto em casos especiais.
-
Com a seleção da face posterior
|
Sem a seleção da face posterior
|