Parâmetros comuns a todos os materiais

Os recursos a seguir são comuns a todos os materiais:

Parâmetros específicos da rugosidade

A rugosidade é a consequência de irregularidades na superfície. Uma superfície polida tem pouquíssimas irregularidades, resultando em uma reflexão de espelhamento, ao passo que uma superfície áspera, sem acabamento ou com acabamento em acetinado ou fosco, refletirá a luz com grande amplitude.

Polido (espelho)

Cetim

Fosco

É possível usar um valor uniforme para um acabamento uniforme ou uma textura para uma rugosidade variável que se assemelha a uma superfície orgânica ou não acabada.

Para obter uma textura, os pixels pretos representarão um acabamento semelhante a um espelho e os pixels brancos um acabamento fosco. Os pixels cinza representam todos os acabamentos intermediários.

Exemplo de textura 1

Exemplo de textura 2

Rugosidade
A quantidade de rugosidade (0,0 a 1,0) ou a textura a ser usada para controlar a quantidade (preto = 0,0; branco = 1,0)

Parâmetros específicos dos mapas normais/de saliência

Frequentemente, as superfícies são texturizadas com padrões específicos ou são salientes devido a processos naturais ou de fabricação. Se essas saliências não estiverem se elevando muito da superfície, não será necessário remodelá-las e poderão ser aproximadas de forma eficiente por uma textura.

Como exemplos, podemos citar irregularidades em uma chapa de metal fundido, padrões em moldes por injeção ou arranhões

Ferro fundido

Moldagem por injeção

Arranhões

Imagem
A textura a ser usada para controlar a saliência. Ela pode ser um mapa de altura (imagem de escala de cinza) ou um mapa normal.

Mapa de altura

Mapa normal

Um mapa de altura usa pixels cinza/brancos para mostrar o quanto a área se elevou da superfície de base preta. A quantidade real precisa ser especificada por outro valor. Consulte Profundidade total abaixo.
Os mapas normais, em vez disso, usam os canais vermelho e verde de um pixel para calcular a orientação da superfície nesse ponto. A direção é um valor absoluto que garante uma representação precisa da superfície original.
Profundidade total
Nos mapas de altura, especifica a altura dos pixels brancos em unidades físicas.
Nos mapas normais, age como um multiplicador para aumentar ou diminuir os valores de direção do mapa normal.
Quantidades de profundidade maiores usando a mesma textura de saliência

Corte

A textura de corte é usada para criar furos em uma superfície. Um corte torna o material invisível onde a textura é preta e completamente visível onde ela é branca.

O corte não torna um material “transparente”, pois um material transparente ainda reflete e refrata.

Uma superfície de corte também não efetua extrusão nem corrige o volume de corte de maneira alguma. É simplesmente um efeito de superfície; portanto, é mais adequado para objetos finos como malhas de arame ou painéis de corte a laser.

Cortes em um objeto espesso

Furos reais

Como as texturas se baseiam nas coordenadas UV, as superfícies em ambos os lados de um objeto fino precisam ser alinhadas para o padrão de furos também ser alinhado.

Os valores de tons de cinza na textura são suportados principalmente para fornecer a suavização de serrilhado às arestas entre as áreas pretas e brancas da textura.

No exemplo da escala exagerada acima, você pode ver como o suporte aos tons de cinza na textura de corte ajuda a suavizar as arestas em que a resolução da textura é perceptível.

Por causa do uso específico, o corte só pode usar texturas e não cores sólidas. É possível usar uma textura uniformemente cinza para esmaecer parcialmente um material que, de outra forma, seria sólido para mostrar algo atrás para fins de ilustração. Apenas lembre-se de que, em alguns casos, o resultado não é fisicamente possível e pode não funcionar como esperado.

Textura de corte cinza

Material transparente

Acima, você pode ver como o uso de uma textura de corte cinza isola parte de um objeto de maneira menos distrativa do que um material transparente realista. Uma refração de material transparente também mostra o ambiente físico usado para a iluminação, enquanto o efeito de esmaecimento obtido com o corte mantém o fundo de cor sólida.

Controle de realce

Nas propriedades de superfície comuns, é possível especificar um quantidade de refletância (exceto para os metais, em que a refletância é a cor do metal) para as reflexões de 90 graus. Em ângulos de rasante, a refletância aumenta seguindo a curva de Fresnel e se tornando 100% reflexiva na aresta teórica.

Os parâmetros Controle de realces permitem que você ajuste as configurações fisicamente corretas e também adicione anisotropia à forma de reflexão para simular superfícies escovadas.

Anisotropia
Esse valor (ou textura) define a quantidade de efeito anisotrópico, 0 sendo nenhuma anisotropia e 1 extremamente anisotrópico.
Tenha em mente que o material precisa ter uma certa quantidade de rugosidade para o efeito se tornar visível. A anisotropia não é possível em uma superfície espelhada.
Esse valor só estreita a forma do realce. O tamanho é determinado pela rugosidade da superfície. Portanto, para obter um efeito anisotrópico forte, comece com um valor de rugosidade da superfície alto e, em seguida, um valor de anisotropia alto. À medida que o realce é estreitado em uma direção, você obtém arestas de reflexão nítidas em uma direção.
Exemplos de quantidade de rugosidade diferente com a mesma anisotropia.

Rugosidade = 0,25; Anisotropia = 0,95

Rugosidade = 0,5; Anisotropia = 0,95

Rugosidade = 0,85; Anisotropia = 0,95

Exemplos da mesma rugosidade com uma quantidade de anisotropia diferente.

Rugosidade = 0,5; Anisotropia = 0,0 (referência)

Rugosidade = 0,5; Anisotropia = 0,35

Rugosidade = 0,5; Anisotropia = 0,75

Orientação
Altera a direção do efeito anisotrópico. Também poderá ser uma textura se o efeito variar, como em um metal escovado circular ou uma fibra de carbono tecida.

Orientação = 30 graus

Orientação = 90 graus

Orientação = 135 graus

Exemplos de materiais usando uma textura de orientação.
Cor
A cor do realce (ou reflexão) normalmente é branca para resultados fisicamente precisos. É possível usar valores de cinza para esmaecer as reflexões distrativas quando não se busca precisão.
A cor preta eliminará qualquer reflexo, mesmo em ângulos de rasante.
A cor também pode ser usada para eliminar as reflexões em superfícies onde uma textura de saliência é usada para ranhuras ou reservatórios. Como essas ranhuras e reservatórios não refletirão totalmente o ambiente por causa da oclusão ambiente, uma textura esmaecendo ou eliminando reflexões onde estas surjam tornaria o resultado muito mais realista.

Reflexão esmaecida (cor cinza) para recriar um material cromado preto

Nenhuma reflexão (cor preta). Observe o escurecimento das arestas, pois é um material fisicamente impossível.

Textura usada para eliminar as reflexões em reservatórios da superfície e arranhões profundos

Forma
O modelo de superfície de microfaceta tem duas opções para o tamanho de um enfraquecimento de reflexão, Curto (Beckmann) e Longo (GGX).
Usando uma combinação de anisotropia, orientação e uma textura de cor, você pode obter um efeito de metal escovado