Sobre o material opaco

O material opaco se refere a materiais comuns que não são metálicos (reflexões fortes) nem transparentes (refrativos).

Pedra, madeira, plástico, cerâmica são exemplos comuns de materiais opacos, e eles são o tipo mais comum de material.

Em um material opaco, grande parte da luz não é refletida pela superfície, mas sim dispersa pelo interior em um volume muito pequeno e irrelevante. Essa dispersão é o que é conhecido como cor difusa ou simplesmente a cor do material, e é o recurso visível destacado desses materiais.

Plástico

Tecido

Borracha

Madeira

Uma pequena quantidade de luz também é absorvida.

Um tipo dos materiais de classe opaca são materiais com uma dispersão ampla. Esses materiais são conhecidos como translúcidos, e a dispersão da luz é grande o suficiente para suavizar os detalhes da superfície ou até mesmo emergir do outro lado dos objetos se eles não forem muito espessos.

A translucidez, também conhecida como dispersão de subsuperfície (SSS), não torna um objeto transparente. A dispersão é muito forte e aleatória e torna impossível a visualização de qualquer coisa através do material, mesmo quando muito fino.

O efeito Dispersão de subsuperfície é adicionado à parte superior da aparência de material opaco normal.

Náilon sem SSS

Náilon com SSS

Os materiais opacos também podem ser emissores, o que significa que podem mesmo emitir luz. No mundo real, o material não emitirá luz.

Devido às suas propriedades de translucidez, normalmente esses materiais são usados para ocultar e difundir uma forte fonte de luz atrás deles. Os aplicativos típicos são placas de publicidade iluminadas ou lâmpadas foscas.

Mas, para melhorar o desempenho da renderização, é mais fácil ignorar a luz por trás e, em vez disso, fazer as superfícies translúcidas elas mesmas emitirem luz.

Parâmetros específicos do material

Cor
O componente de dispersão da luz refletida. Normalmente, isso é chamado de cor da superfície de um material opaco.
Reflexão
A quantidade de luz refletida pela superfície. Os materiais opacos também são conhecidos como dielétricos. Eles refletem, em média, 3 a 6% da luz no ângulo normal (perpendicular à superfície). O intervalo desse parâmetro fica um pouco abaixo e acima desse intervalo para permitir alguns ajustes artísticos.

Um plástico normal

Reflexão reduzida em ângulo normal. As arestas não dão afetadas.

Consulte os parâmetros Controles de realce avançados para controlar a reflexão e para ver as opções não fisicamente precisas.

Parâmetros específicos da translucidez

Profundidade e peso
Embora Peso se pareça com uma cor, na realidade, é um multiplicador para o valor Profundidade. Com a combinação desses dois parâmetros, pode-se obter o valor mais técnico para o percurso médio livre (MFP), que é uma medida da distância percorrida pela luz entre os eventos de dispersão.
Se a luz azul do MFP for mais curta que a vermelha e a verde, ao longo da distância, a luz azul será absorvida e a vermelha e verde continuará o percurso.
O efeito é que, após ser dispersa por um tempo e absorvida em diferentes distâncias, a luz fazendo o seu percurso de volta do material e contribuindo para o efeito de SSS, será colorida de forma semelhante ao parâmetro de peso.
As texturas podem ser usadas para o parâmetro de espessura, mas como elas só se aplicam à superfície, não alterarão a dispersão interna, resultando em um resultado fisicamente incorreto. A textura de mudança de cor suave e gradientes pode fornecer resultados realistas.
Translucidez com diferentes valores de profundidade e o mesmo peso

Parâmetros específicos da emissividade

Luminosidade
A quantidade de luz emitida por unidade de superfície ou de radiância (luminância). Neste caso, a unidade é Candela por metro quadrado (também conhecida como nit). Essa quantidade total da luz emitida pelo material depende da área da superfície do objeto ao qual ela é aplicada. Um objeto menor emitirá menos luz que um maior
Alguns exemplos de valores de luminosidade médios:
Origem Média de nits (cd/m2)

Televisão/monitor de computador LCD

200-500

Lâmpada fosca de 800 lm

22500

Lâmpada fosca de 1500 lm

47850

Alguns exemplos de objetos emissores:

Tubo de neon

Luz de estúdio

Emissor em forma oculta

Cor do filtro
A luminosidade é a medição de luz branca. A cor do filtro multiplica essa luz (como um filtro colorido real aplicado na frente de uma luz de estúdio) para criar emissores de luz colorida. Usando texturas, a cor da luz pode ser controlada por uma imagem; isso será útil se o que você está modelando for, por exemplo, um quadro de avisos de divulgação iluminado.

Cor do filtro sólida

Cor do filtro texturizada