Os administradores de projeto podem acessar as configurações do Cost Management a partir de Serviços. Este artigo se concentra nas configurações gerais:
.Esta configuração opcional do processo de projeto permite um processo de configuração simples para diferentes membros. Com base nas preferências de função e projeto selecionadas, é possível configurar quais componentes são exibidos no Cost Management e aplicar as permissões apropriadas.
Usando as configurações do processo do projeto, a opção para ativar um fluxo de trabalho de Pedido de alteração potencial colaborativo está disponível. Para obter mais detalhes sobre fluxos de trabalho colaborativos e seu impacto em PCOs, consulte o artigo Fluxo de trabalho do pedido de alteração potencial colaborativo.
Quando o usuário principal é atribuído à função proprietário na configuração do processo do projeto, o sistema aplica automaticamente alterações de comportamento específicas para otimizar o fluxo de trabalho de alteração de custo:
Essa configuração automática mantém o controle de custos adequado e o alinhamento do fluxo de trabalho quando os projetos são gerenciados sob a perspectiva de um proprietário. Para obter mais informações sobre os fluxos de trabalho do proprietário, consulte o artigo Colaborar com outras pessoas no Cost Management.
O fluxo de trabalho colaborativo opcional para PCOs permite que você:
Consulte o artigo Fluxo de trabalho de pedidos de alteração em potencial colaborativo para saber mais.
Determine qual sistema de unidades é usado no Cost Management. Para ajustar a unidade de medida:
.Crie unidades personalizadas para os itens de custo. Para criar uma unidade personalizada:
No Cost Management, os templates de geração de documento geralmente exigem campos para proprietário, empreiteiro principal, arquiteto e tabelião. É possível selecionar membros padrão para cada função usando a lista suspensa Configuração da empresa. Esse recurso atribuirá automaticamente os destinatários padrão ao enviar solicitações de pedido de alteração ou pedidos de pagamento.
Para configurar destinatários padrão, siga estas etapas:
Uma vez que você tenha estabelecido as funções em seu projeto, o Cost Management as atribuirá automaticamente como destinatários padrão ao enviar solicitações de pedido de alteração ou pedidos de pagamento. Por exemplo, se você for um empreiteiro e deseja enviar um PCO (Pedido de alteração potencial), o contato do proprietário nas configurações de Configuração da empresa será o destinatário padrão. Se você for um proprietário, o destinatário padrão será o empreiteiro principal.
Além disso, é possível atribuir permissões às funções que você criou. Para obter mais informações sobre as permissões do Cost Management, consulte o artigo Permissões do Cost Management. A atribuição de permissões a funções garante que os membros da equipe apropriados tenham o nível correto de acesso às informações do projeto.
É possível definir muitas moedas base e estrangeiras em seu projeto. A moeda base padrão para cada projeto é USD (dólares norte-americanos). Para alterar esta configuração:
.Com a funcionalidade de várias moedas, o gerenciamento de fornecedores estrangeiros é simplificado. As equipes podem gerenciar facilmente os contratos de fornecedores, os pedidos de alteração, os pedidos de pagamento e as despesas em diferentes moedas. O sistema converte automaticamente todas as moedas estrangeiras para a moeda base do projeto e exibe os ganhos e perdas da taxa de câmbio para um melhor controle de custo.
Confira este vídeo para obter uma breve introdução à funcionalidade de várias moedas:
Para configurar uma moeda estrangeira:
Clique em Ativado em Moedas estrangeiras e, a seguir, clique em Adicionar.
Procure a abreviação da moeda.
Forneça uma taxa de câmbio de 1 USD. Utilize somente valores numéricos e um máximo de oito decimais. A taxa de câmbio não será arredondada.
Selecione as datas em que a taxa de câmbio é válida de e para. Esses campos são opcionais e podem ficar vazios.
Você sempre pode excluir a moeda estrangeira e as instâncias existentes que usam essa moeda estrangeira não serão afetadas.
Depois de ativar as moedas estrangeiras no projeto, você poderá criar e gerenciar facilmente contratos de fornecedores estrangeiros, pedidos de alteração, pedidos de pagamento e despesas nas moedas especificadas.
Nos menus desdobráveis e nas páginas de resposta, como membro com permissão de colaboração, você verá todos os valores monetários exibidos e editáveis em moeda estrangeira. Ao editar, o nome da moeda é exibido ao lado do valor.
Os membros podem adicionar vários orçamentos a um único contrato por padrão. Aqui está o diagrama que demonstra a relação entre alocações de orçamento e contrato quando essa opção é escolhida:

Em todos os diagramas apresentados nesta seção do artigo:
Quando você precisar organizar o orçamento e os itens de contrato de forma diferente, mas quiser que eles permaneçam conectados, é útil clicar em Atribuir o mesmo orçamento a vários itens de SOV quando a opção de Vários orçamentos para um contrato está ativada. Permite vincular vários itens de contrato ao mesmo item de orçamento:

Para restringir isso, selecione a opção Um orçamento para um contrato. Esta opção limita cada contrato a um único código de orçamento:

Como alternativa, você pode permitir que um único orçamento seja alocado em vários contratos. Quando essa opção está ativada, os membros do projeto serão solicitados a especificar um contrato sempre que selecionarem um orçamento para o seguinte:

Use as configurações de arredondamento para fornecer o nível de detalhe que você gostaria de ver no Cost Management.
Regras:
É possível definir a precisão até 0,001:

Também é possível definir como os valores devem ser adicionados. Você pode calcular em:
Consulte o exemplo fornecido para entender como esses valores serão recalculados em cada cenário.
Os dados do projeto existente não serão recalculados quando você alterar a configuração.

O Cost Management segue atualmente o padrão AIA G703, fornecendo uma abordagem de rastreamento de material binário. De acordo com esta norma, os materiais são considerados como trabalhos concluídos ou atualmente armazenados. Se um material tiver sido fixado no local, ele será classificado como trabalho concluído e colocado na coluna: Este período - Trabalho concluído. Por outro lado, se o material tiver sido entregue no local e armazenado, ele permanecerá na coluna: Este pedido - Trabalho total concluído. A categoria Este período acumula materiais entregues por vários meses e só deverá ser movida para Trabalho concluído quando for concluída e colocada em prática.
No entanto, também reconhecemos que alguns proprietários preferem visualizar os materiais do período anterior como anteriormente faturados em vez de concluídos anteriormente. Eles esperam ver que o valor do pagamento completo é refletido na seção Do pedido anterior. Para atender a esse requisito, introduzimos uma opção que permite a combinação de trabalho concluído e materiais, tratando-os como um valor de trabalho concluído unificado para o próximo período.
Com a configuração Materiais em pedidos de pagamento, é possível escolher um método para calcular materiais em Este pedido em pedidos de pagamento de orçamento e custo.
Para fazer isso:
.Alterne entre as opções para ver a diferença nas colunas dos pedidos de pagamento.

A alteração na configuração também estará visível no painel desdobrável do pedido de pagamento de orçamento, na seção Custos associados. A coluna Materiais armazenados muda para Materiais faturados, e a nova coluna % é adicionada. Também é possível ver a alteração na categoria Despesa em Custos associados. Se não estiverem visíveis, para ver as novas colunas, clique no ícone
e selecione as colunas necessárias.
Essa configuração permite especificar uma taxa de retenção para o trabalho concluído e materiais armazenados para orçamentos e custos. Cada item de linha do pedido de pagamento obtém uma linha para retenção que é adicionada automaticamente, mas pode ser removida. A retenção padrão é aplicada automaticamente a cada contrato principal ou contrato e também pode ser ajustada.
Para saber mais sobre retenção, consulte o artigo Retenção.
Use o recurso de cálculo de imposto personalizado para calcular impostos em todos os processos de custo e exibir o imposto na documentação de custo gerada para cumprir com as exigências governamentais. Os administradores de projeto podem adicionar várias fórmulas de imposto para controlar como os impostos são aplicados a cada contrato, pedido de pagamento e pedido de alteração. As fórmulas existentes estarão disponíveis na lista.
Para criar uma fórmula de imposto:
Clique em Seletor de módulo
.
Acesse Serviços e clique em Cost Management.
Na guia Geral, clique em Fórmulas de imposto e, em seguida, clique em Adicionar.

Selecione o ícone de lápis para editar o nome da fórmula.
Para atualizar o valor líquido total padrão (1.000,00) no painel de visualização central, clique em Total líquido.
Arraste um novo imposto para a coluna central para adicionar à fórmula.

Clique em Novo imposto recém-adicionado para especificar a Alíquota de imposto como uma porcentagem. A taxa de imposto pode ser positiva ou negativa. Taxas negativas de imposto são úteis para determinar as deduções CIS.

Continue adicionando mais impostos conforme necessário para construir sua fórmula. À medida que você adiciona impostos, o total do imposto é calculado com base na alíquota e no total líquido. Combinados, esses valores produzem o total geral. Os impostos podem ser adicionados, removidos, nomeados e reordenados conforme necessário. Após definir a alíquota de imposto para cada um, os valores são calculados na coluna Base de custo.
Arraste um novo subtotal para a coluna central para adicionar à fórmula. O subtotal é usado para oferecer suporte a um caso de uso de imposto sobre imposto.
No painel direito, é possível escolher entre duas opções:

Clique em Salvar para salvar a fórmula de imposto.
Para mostrar o imposto nos documentos de custo gerados, o template de documento precisará ser atualizado com o novo template disponível nas configurações.
Após a fórmula de imposto ter sido criada, você pode usar o menu Mais
para modificar a fórmula ao:

Como administrador do projeto, você pode adicionar fórmulas de imposto, um resumo de imposto ou aplicar um imposto ao documento para facilitar o cálculo em todos os processos de cálculo de custos. Além disso, exibir o imposto na documentação de custo gerada ajuda a cumprir os requisitos governamentais.
Para aplicar um imposto:
Clique na guia Orçamento, Custo ou Pedido de alteração relevante na navegação à esquerda, dependendo de onde você esteja aplicando o imposto.
Clique na ficha relevante. As opções disponíveis são:
Clique em um nome de item de linha para abrir o painel Detalhes.
No painel de detalhes à direita, navegue para a seção Imposto e clique em Aplicar imposto. Se você tiver apenas uma fórmula de imposto disponível, essa fórmula será aplicada à despesa. Se você tiver várias fórmulas de imposto, selecione a fórmula que será aplicada.

O imposto aplicado é visível no resumo de imposto do item de linha.

| Contrato | Pedidos de pagamento de custo | Contrato principal | Pedidos de pagamento de orçamento | OCO | SCO |
| Orçamento adicionado | Valor de trabalho do período completo alterado | Subitem adicionado na tabela | Valor de trabalho do período completo alterado | Valor comprometido alterado no item de custo | Valor aprovado alterado no item de custo |
| Orçamento excluído | Valor dos materiais armazenados alterado | Subitem importado na tabela | Valor dos materiais armazenados alterado | Item de custo anexado/desanexado | Item de custo anexado/desanexado |
| Valor de SOV alterado na tabela | Configuração de retenção alterada | Valor de SOV alterado na tabela | Configuração de retenção alterada | Hierarquia de item de custo alterada | Hierarquia de item de custo alterada |
| Subitem adicionado na tabela SOV | Valor de retenção alterado | Orçamento vinculado alterado | Valor de retenção alterado | Hierarquia de item de custo alterada | Hierarquia de item de custo alterada |
| Subitem importado na tabela SOV | Valor alterado do período anterior | Subitem excluído | Valor alterado do período anterior | Revisão de OCO alterada | |
| SCO adicionado/excluído para pedido de pagamento de custo | OCO adicionado/excluído para pedido de pagamento de orçamento |
Se você cobrar um imposto sobre um SCO enviado ou executado, ele será exibido sob o imposto do contrato. Você poderá ver o total líquido e o total de impostos de todos os impostos de pedidos de alteração relacionados ao contrato. É possível expandir para ver mais detalhes, incluindo pedidos de alteração específicos que afetam o imposto do contrato.
Se necessário, use o menu Mais
e selecione Editar detalhe do imposto ou Excluir imposto.

A edição dos detalhes do imposto permite ativar ou desativar impostos específicos, conforme necessário. A alteração é automaticamente atualizada na tabela de resumo de impostos.
É possível armazenar documentos e anexos tanto no Cost Management e quanto em um local especificado no Document Management.
Ao escolher a opção Document Management, os documentos e os anexos serão armazenados em uma subpasta criada para cada empresa. Os membros devem ter permissão de carregamento na pasta relacionada para gerar documentos ou carregar anexos no Cost Management.
Como administrador de projeto, você pode conceder automaticamente a permissão Criar à empresa atribuída.
Na seção Documentos, você pode gerenciar as permissões de pasta para sua empresa acessando o painel desdobrável do contrato, do contrato principal, dos pedidos de pagamento e dos pedidos de alteração. Basta clicar em Gerenciar permissões de pasta para abrir as permissões relevantes para a pasta desta empresa.
Também é possível incluir ou excluir um nome de item nos nomes de pasta e arquivo.
Saiba mais sobre:
Você pode definir quantas horas um dia de trabalho deve ter e quais dias a semana de trabalho consiste.
É possível personalizar os nomes e a ordem das guias. Consulte o artigo Personalizar tabelas do Cost Management. Além disso, você pode desativar as guias desnecessárias. Para saber como, consulte a seção Processo de projeto deste artigo.
Como Proprietário ou Empreiteiro geral, você pode personalizar:

Insira os termos preferidos na coluna Personalizado. Esses termos serão automaticamente integrados e aparecerão em áreas relevantes em todo o Cost Management.

Confira nossos cursos em vídeo sobre: