Criar novos componentes
Saiba como criar novos componentes na montagem em um projeto do Fusion.
É possível:
- Criar componentes vazios antes de começar a projetar, para que a estrutura e a linha de tempo da montagem sejam organizadas e fáceis de navegar.
- Criar novos componentes a partir de corpos existentes, se já os tiver criado no componente padrão e desejar organizá-los em uma montagem.
- Criar um novo componente durante a maioria dos comandos no painel Criar.
Criar um novo componente vazio
No navegador, clique com o botão direito no
do componente padrão.
Você também pode acessar o comando Novo componente
na barra de ferramentas, nos painéis Criar ou Montar.
A caixa de diálogo Novo Componente é exibida.
Na caixa de diálogo Novo componente, selecione o Tipo do componente:
Padrão
Chapa de metal
Insira um Nome exclusivo para o novo componente.
Selecione a localização para criar o novo componente, com relação ao projeto:
Interno: criado e contido no projeto atual.
- Pai: o novo componente é criado dentro do componente pai. O componente ativo é automaticamente selecionado como o pai. Para alterar o pai:
- Clique em
X para limpar a seleção.
- No Navegador, clique para selecionar o novo componente pai.
- A partir de corpos: marque a caixa de seleção para converter corpos existentes em componentes individuais.
- Se você marcar essa opção, não poderá mais selecionar o componente pai, mas poderá selecionar corpos para converter em componentes. Consulte as instruções detalhadas abaixo.
Externo: criado e contido em um projeto separado, e depois referenciado na montagem no projeto atual.
Para um componente de Chapa de metal, selecione uma Regra de chapa de metal.
Opcional: Desmarque a caixa Ativar se não desejar ativar o novo componente após criá-lo.
Clique em OK.
Para Componentes internos:
- O novo componente é exibido no navegador abaixo do componente principal selecionado.
- Se a configuração Ativar estiver marcada, o componente será automaticamente ativado, para que você possa começar a trabalhar no novo componente.
Para Componentes externos:
Fusion salva automaticamente o novo projeto na mesma localização que seu pai.
- Se o componente pai não estiver selecionado, o local padrão corresponderá ao projeto e à pasta ativos no Painel de dados.
- Se o componente pai ainda não tiver sido salvo, o local padrão corresponderá ao projeto e à pasta ativos no Painel de dados.
O novo componente é referenciado no projeto atual e é exibido no navegador abaixo do componente pai selecionado.
Se a configuração Ativar estiver marcada, o componente será automaticamente ativado, e uma sessão Editar no local começará para que você possa começar a trabalhar no novo componente no contexto do projeto atual.
Criar novos componentes a partir de corpos existentes
No navegador, expanda a pasta Corpos.
Selecione os corpos que deseja converter em componentes.
Clique com o botão direito do mouse e selecione Criar componentes a partir de corpos
.
Observação: Também é possível clicar com o botão direito do mouse na pasta Corpos para selecionar e converter todos os corpos dentro dela.
Para cada corpo selecionado, um novo componente é exibido no navegador abaixo do componente no qual o corpo foi originado. O corpo é movido da pasta Corpos do componente original para a pasta Corpos no novo componente.
Observação: Embora o corpo se mova para o novo componente, os esboços utilizados para criá-lo e as modificações aplicadas a ele permanecem no componente original. Isso pode dificultar o entendimento e a interação com a linha de tempo; portanto, normalmente é melhor criar componentes vazios primeiro e, em seguida, criar a geometria desse componente inteiramente dentro dela.
Criar um componente durante um comando ativo
- Ative um comando no painel Criar.
- Na caixa de diálogo, selecione Novo componente no menu suspenso Operação.
- Ajuste quaisquer configurações adicionais referentes ao comando.
- Clique em OK.
O novo componente é exibido no navegador. Os corpos criados durante o comando são exibidos na tela e na pasta Corpos do novo componente.
Importante: Se você pretende fazer cópias de um componente, evite utilizar a operação Novo componente nas caixas de diálogo de comando. Esta opção funciona bem para um projeto fechado que requer movimento, mas o esboço e o corpo permanecem com o componente padrão, o que afeta o comando Salvar cópia como.

Dicas
- Para assegurar que o histórico paramétrico de um componente seja armazenado inteiramente dentro do componente, crie um novo componente antes de começar a criar qualquer geometria para o componente. Isso garante que qualquer cópia do componente seja parametricamente completa, excluindo referências a outros componentes.
- Nomeie cada componente à medida que o cria, para que você e qualquer pessoa com quem você colabora possam entender facilmente a estrutura da montagem.
- Antes de converter corpos em componentes, renomeie cada corpo. O nome do novo componente coincidirá com o nome descritivo que você atribuiu ao corpo e será mais fácil encontrá-lo na montagem.
- Você poderá criar um novo componente enquanto estiver utilizando a maioria dos comandos no painel Criar, como Extrusão, Revolução, Caixa, Cilindro etc. Durante o comando, altere a configuração de Operação para Novo componente. Assegure-se de renomear o componente após criá-lo.
- No navegador, clique no botão de opção ao lado de um componente para ativá-lo. Sempre ative um componente antes de adicionar geometria a ele.
Vídeo