Resultado do fator de segurança

Todos os objetos têm limites de tensão que dependem de seu material de construção. Fator de segurança é um resultado importante que você pode usar para avaliar o quão adequado um projeto é para sua aplicação pretendida. O fator de segurança indica se é provável que um projeto sobreviva a cargas não-afetadas, dobradas ou quebradas quando submetido às cargas aplicadas. Há vários critérios e considerações que influenciam qual deve ser o fator de segurança para um determinado material, processo de fabricação e aplicação.

Nota: Fator de segurança é o resultado padrão para todos os tipos de estudo de simulação que fornecem este resultado. Portanto, quando você soluciona a simulação pela primeira vez, os resultados do Fator de segurança aparecem inicialmente. Se o fator de segurança for baixo, examine outros resultados, como tensão, distribuição de temperatura e fluxo de calor, para obter uma melhor compreensão do porquê.

O resultado do Fator de segurança é produzido pelos seguintes tipos de estudo:

Frequentemente, os projetistas se esforçam para obter um fator de segurança mínimo entre 1,5 e 6, dependendo do aplicativo. A conformidade do fator de segurança do projeto é baseada no maior cenário de carga esperado. No entanto, em determinados casos, podem ser determinados fatores de segurança menores ou maiores.

Os fatores de segurança do projeto normalmente excedem 1,0 por uma margem significativa. Um fator de segurança menor do que 1 indica que algum tipo de falha ocorrerá (deformação permanente ou quebra). Um fator de segurança de exatamente 1,0 significa que a tensão real é igual ao limite de resistência do material, de modo que o projeto está na extremidade da falha.

A legenda de plotagem para os resultados do Fator de segurança padroniza para um intervalo de 0 a 15. Além disso, uma marca de revisão extra, um valor numérico e a abreviatura Mín na escala da legenda indicam o resultado real do fator de segurança mínimo. Por exemplo, a legenda a seguir indica que o pior resultado do fator de segurança é 3.4:

exemplo de legenda de fator de segurança

Dica: Selecione Resultados > Legenda mín/máx ícone mín/máx da legenda para ajustar a faixa da legenda e, portanto, as curvas de nível da cor. Por exemplo, você pode desejar definir o valor mínimo como 1 em vez de 0 para que quaisquer áreas marginais sejam definitivamente vermelhas. Como alternativa, você pode desejar definir o valor mínimo para o fator de segurança resultante mínimo real indicado na escala da legenda. Esta opção renderizaria as áreas de fator de segurança mínimo do modelo em vermelho, independentemente da magnitude, tornando as regiões críticas mais fáceis de encontrar. Finalmente, se o fator de segurança máximo real for significativamente menor que 15, você pode desejar diminuir o valor máximo da legenda especificado. Esta ação produz um espectro maior de cores de resultado. Caso contrário, as áreas do fator de segurança máximo não serão renderizadas em azul escuro. Você pode desejar forçar todos os resultados acima de um determinado valor (por exemplo, 6) para que apareçam em azul escuro, indicando que você considera essas áreas seguras. Especifique o valor máximo da legenda de acordo. A imagem a seguir mostra os resultados da análise como a imagem anterior, mas com o valor mínimo da legenda definido como 3,4 e o máximo definido como 10. (Como o valor máximo de saída do software está além da faixa especificada, a legenda Máx.: 15 é adicionada abaixo da legenda):

exemplo de legenda de fator de segurança

Se uma área limitada de um projeto entrar em escoamento, isso não significa necessariamente que a peça irá falhar. No entanto, se a carga máxima esperada for repetida com frequência ou uma porcentagem relativamente grande do volume da peça produzir, é provável que haja falha. Use princípios e experiência de engenharia para avaliar cada situação. Além disso, consulte a página Fatores que afetam a escolha de um fator de segurança do projeto.