Terminologia do fator de segurança
Ao discutir fatores de segurança, os seguintes termos são frequentemente utilizados:
- Fator de projeto: esse é o fator de segurança mínimo permitido que um projeto deve atingir. É um valor ditado pelos códigos apropriados, pelas normas de projeto e pelas práticas aceitáveis. Não deve ser confundido com o fator de segurança real resultante de um projeto (próximo marcador).
- Fator de segurança (ou Fator de segurança): esse é o fator de segurança resultante real calculado a partir dos resultados de tensão e do rendimento do material ou da resistência máxima à tração (como definido anteriormente nesta página).
- Margem de segurança: essa quantidade é uma medida da capacidade em excesso de uma peça ou estrutura. Se a peça estiver sujeita ao maior cenário de carga esperado, a Margem de segurança indicará quantas cargas adicionais da mesma magnitude a peça pode suportar antes de falhar. Em termos simples, Margem de segurança = Fator de segurança - 1. Por exemplo, se uma peça tem um fator de segurança de 2,5, a margem de segurança é de 1,5 (2,5 - 1), o que significa que uma vez e meia a carga aplicada pode ser adicionada à carga aplicada antes que a falha comece a ocorrer.