Definir um material elástico não linear

É possível selecionar um material não linear elástico na FusionBiblioteca de materiais não lineares ou criar um para a biblioteca Favoritos.

  1. Clique no ícone gerenciar biblioteca física ** (espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Materiais > Gerenciar materiais físicos)** para abrir o Navegador de materiais.

  2. Para selecionar um material predefinido na FusionBiblioteca de materiais não lineares, clique na seta para baixo ao lado do ícone Início, selecione FusionBiblioteca de materiais não lineares e, a seguir, selecione um material.

  3. Alternativamente, crie um novo material na biblioteca Favoritos, como segue:

    1. Selecione um material para utilizar como base do material não linear e clique em adicionar material aos favoritos e ícone de ediçãoCopiar para Favoritos e Editar. A caixa de diálogo é expandida para exibir as propriedades no quadro no lado direito.
    2. Alterne para a guia Físico e ative a caixa de seleção Propriedades avançadas.
    3. Selecione a guia Propriedades avançadas para exibir configurações adicionais. (Tenha cuidado para não clicar na caixa de seleção novamente, ou o modo de propriedades avançadas será desativado).
  4. Na lista suspensa Tipo, selecione:

    • Elástico: Esta opção permite definir pontos em uma plotagem de tensão-deformação para resposta de compressão (negativa) e de tensão (positiva). Não utilize esta opção quando for esperada uma deformação plástica (as tensões não podem exceder a resistência ao escoamento do material). No entanto, diferentemente do módulo de Young, os pontos não precisam estar ao longo de uma linha reta, nem a rigidez compressiva e à tração precisa ser idêntica. A inclinação da curva em todos os pontos deve permanecer positiva.
  5. Especifique ao menos dois pontos de dados de tensão-deformação, um negativo (compressão) e um positivo (tração). Certifique-se de manter os pontos de dados classificados em ordem crescente (mais negativo para o mais positivo). Um valor zero-zero é automaticamente definido no meio da curva. É possível clicar com o botão direito do mouse para inserir ou excluir linhas.

    Alternativamente, é possível clicar no ícone de plotagem Mostrar plotagem para visualizar a curva e adicionar pontos de dados clicando duas vezes na exibição. Ajuste os pontos de dados arrastando o marcador na exibição ou editando os números na tabela.

    Nota:

    • Este tipo de material permanece elástico, retornando ao seu tamanho e forma originais quando a carga é removida. No entanto, é possível extrapolar a curva para além do ponto de escoamento para evitar falhas de solução que ocorreriam se a tensão e a deformação ultrapassassem a faixa especificada. Como sempre, você deve entender que, em uma simulação elástica, as tensões resultantes além do escoamento não estão corretas e indicam a provável falha do material.
    • A rigidez pode variar de forma não linear (produzindo uma plotagem curvada em vez de uma linha reta).
    • Os valores de tensão-deformação de compressão e tração podem variar em magnitude em relação uns aos outros (comportamento diferente em tensão e compressão).
    • A inclinação da curva deve permanecer positiva. Inclinações negativas não são permitidas e causariam falha na solução.
    • O modelo de material Não linear > Elástico não é compatível com estudos de simulação de eventos.
  6. Clique em Aplicar para completar as especificações de material não linear e OK para sair da caixa de diálogo Navegador de materiais.