Adicionar um conector de corpo rígido

É possível utilizar um conector de corpo rígido nos seguintes estudos:

Ícone de estudo Nome de estudo
ícone de edição Tensão estática
ícone de edição Frequências modais
ícone de edição Deformação estrutural
ícone de edição Tensão estática não linear
ícone de edição Simulação de evento quase estático
ícone de edição Simulação de evento dinâmico
  1. Clique no ícone do conector de corpo rígido (espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Restrições > Conector de corpo rígido).

  2. Selecione o Subtipo. As opções disponíveis são:

    • Corpo rígido: conexão totalmente rígida. Ao utilizar este tipo de conector, as Entidades dependentes movem-se exatamente como o Ponto de âncora (entidade independente) se move.

    • Interpolação: ao usar este tipo de conector, o deslocamento do Ponto de referência é a média ponderada dos deslocamentos de Entidades para a média.

    • Importante*: É preciso aplicar os conectores rígidos de interpolação com cuidado. A criação incorreta deste tipo de conector pode causar erros fatais ao resolver.

  3. Selecione o Ponto de âncora ou o Ponto de referência, dependendo da sua seleção para o Subtipo.

  4. Selecione as Entidades dependentes ou Entidades para a média, dependendo de sua seleção para o Subtipo.

  5. Selecione os graus de liberdade que deseja fixar. As opções disponíveis são Ux, Uy e Uz, que correspondem à translação X, Y e Z, respectivamente.

    Nota: Quando conectado a corpos sólidos, a rotação nos pontos de anexação não é limitada por conectores rígidos. Por exemplo, se um conector rígido estiver anexado a uma aresta reta de um corpo sólido, o corpo estará livre para rotacionar em torno daquela aresta. Uma linha reta de pontos de malha sem rigidez de torção constitui uma articulação.

  6. Clique em OK.

    exemplo de conector de corpo rígido