Um conector de corpo rígido une os graus de liberdade de translação de vários corpos. A restrição do conector do corpo rígido está disponível para as seguintes análises de simulação:
Tensão estática
Frequências modais
Flambagem estrutural
Tensão estática não linear
Simulação de eventos quase estática
Simulação dinâmica de eventos
Nota: Quando conectado a corpos sólidos, a rotação nos pontos de anexação não é limitada por conectores rígidos. Por exemplo, se um conector rígido estiver anexado a uma aresta reta de um corpo sólido, o corpo estará livre para rotacionar em torno daquela aresta. Uma linha reta de pontos de malha sem rigidez de torção constitui uma articulação.
Considere a ilustração a seguir. O cubo pode girar em torno da aresta onde o conector rígido está anexado (mostrado como "1" na imagem). Além disso, o conector rígido e o cubo podem girar livremente em torno do ponto de âncora na ponta da pirâmide (mostrado como "2" na imagem). Os vértices e as arestas de ambos os corpos sólidos não são capazes de impedir o movimento rotacional. Na verdade, a ponta da pirâmide age como uma junta esférica, permitindo a rotação do conector e do corpo anexado em qualquer direção.
Para evitar este movimento usando somente conectores rígidos, são necessários três conectores de corpo rígido:
Como alternativa, você também pode anexar o segundo ou terceiro ponto de âncora do conector rígido aos vértices em corpos sólidos separados, desde que os três pontos de âncora não sejam colineares.