Embora nenhuma penetração seja permitida com qualquer um dos tipos de contato, ao definir um contato manual, você pode definir o Tipo de penetração como Simétrico ou Não simétrico. Simétrico é a configuração padrão e impede a interferência entre duas peças. Em outras palavras, a penetração de um corpo por outro não pode ocorrer. No entanto, é a opção mais demorada para resolver.
Com o tipo de penetração Unsymmetric, as cargas podem causar interferência entre as peças, o que significa que é possível que um corpo penetre no outro. Esta é uma boa opção para economizar tempo de solução para superfícies de contato com correspondência correta, quando ambas as faces são planas ou têm a mesma curvatura, e as cargas aplicadas não causam interferência. Quando apropriado, o contato Unsymmetric torna a fase de solução mais eficiente, mas NÃO utilize esta opção, a não ser que você tenha certeza absoluta de que as cargas não causarão interferência.
Em cada conjunto de contatos, um corpo é designado como o Corpo principal e o outro como Corpo secundário. A distinção entre Principal e Secundário é importante quando você seleciona o Tipo de Penetração Unsimétrica, como descrito abaixo.
Simétrico:
Esta configuração é o Tipo de penetração padrão. O contato é detectado e aplicado para uma das duas condições a seguir:
Não simétrico:
O contato é detectado somente quando um nó no Corpo secundário entra em contato com uma face do elemento no Corpo principal.
Na imagem a seguir, um corpo retangular pequeno com somente um elemento de malha está caindo, por gravidade, em um corpo triangular maior que tem uma malha relativamente grossa consistindo em quatro elementos. Azul claro designa o Corpo principal e amarelo designa o Corpo secundário.
Figura 1: mostrando a penetração, onde (a) representa o comportamento de contato Simétrico e (b) representa o comportamento de contato Não simétrico.
No grupo (a) imagens, que demonstram o comportamento de contato Simétrico, nenhuma penetração ocorre no retângulo ou no triângulo. Independentemente de qual peça é o corpo principal e qual é o corpo secundário, o bloco desliza para baixo na superfície inclinada da peça triangular.
Nas imagens do grupo (b), que demonstram o comportamento de contato Unsymmetric, a penetração ocorre no retângulo e no triângulo, dependendo de qual corpo é o corpo principal e qual é o corpo secundário. :