Tipos de contato no espaço de trabalho Simulação

Aplica-se a todas as análises estruturais, exceto a simulação de eventos.

Tipo Descrição
Fixado Os dois corpos são perfeitamente unidos onde se encontram, sem movimento relativo permitido durante toda a análise.
Deslocamento fixado Os corpos que não estão se tocando uns aos outros são unidos, como se estivessem em contato direto. Na caixa de diálogo Editar contatos, especifique uma Distância máxima de ativação grande o suficiente para assegurar que o contato Offset fixado apropriado seja estabelecido. O valor mínimo recomendado é (a folga entre os dois corpos + ~ 1/2 do tamanho da malha).
Folga Os corpos de contato não podem penetrar uns nos outros, mas podem se separar parcial ou completamente uns dos outros. Ao tocar, os corpos podem deslizar livremente em relação uns aos outros na direção face-tangencial.

Opcionalmente, é possível optar por incluir um Coeficiente de atrito estático para impor forças de atrito tangencial, que devem ser superadas para que ocorra deslizamento.

Este tipo de contato não está disponível para a análise de frequências modais.
Deslizante Os corpos de contato não podem penetrar uns nos outros ou separar uns dos outros. No entanto, as superfícies podem deslizar livremente na direção face-tangencial em relação umas às outras.

Este tipo de contato não está disponível para a análise de frequências modais.
Desbaste Os corpos de contato não podem penetrar uns nos outros, mas podem se separar parcial ou completamente uns dos outros. Enquanto estiverem em contato, eles não poderão deslizar em relação uns aos outros. Este tipo de contato é análogo ao contato de Separação com valores de atrito muito altos.

O contato bruto não está disponível para a análise de frequências modais.
Livre (tensão estática não linear) A interação de contato é impedida entre as entidades selecionadas. Se você atribuir entidades a um par de contatos Livre, as rotinas de Contatos Automáticos não irão gerar interação de contato entre essas entidades.
Autocontato Este não é um Tipo de contato real. Selecione um tipo de contato na lista e, a seguir, atribua o mesmo corpo que o Corpo principal e o Corpo secundário. Os autocontatos são usados quando um corpo tem uma operação de articulação e, portanto, pode entrar em contato consigo mesmo, por exemplo, um contêiner de casca de came.

Importante: Você deve definir o autocontato em uma única peça manualmente. O diálogo Contatos Manuais permite especificar o mesmo corpo que o Corpo Principal e o Corpo Secundário. Contatos automáticos detectam somente o contato entre dois corpos diferentes.