Definir um material elasto-plástico não linear

É possível selecionar um material não linear elastoplástico da FusionBiblioteca de materiais não lineares ou criar um para a biblioteca Favoritos.

  1. Clique no ícone gerenciar biblioteca física ** (espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Materiais > Gerenciar materiais físicos)** para abrir o Navegador de materiais.

  2. Para selecionar um material predefinido na FusionBiblioteca de materiais não lineares, clique na seta para baixo ao lado do ícone Início, selecione FusionBiblioteca de materiais não lineares e, a seguir, selecione um material.

  3. Alternativamente, crie um novo material na biblioteca Favoritos, como segue:

    1. Selecione um material para utilizar como base do material não linear e clique em adicionar material aos favoritos e ícone de ediçãoCopiar para Favoritos e Editar. A caixa de diálogo é expandida para exibir as propriedades no quadro no lado direito.
    2. Alterne para a guia Físico e ative a caixa de seleção Propriedades avançadas.
    3. Selecione a guia Propriedades avançadas para exibir configurações adicionais. (Tenha cuidado para não clicar na caixa de seleção novamente, ou o modo de propriedades avançadas será desativado).
  4. Na lista suspensa Tipo, selecione:

    • Elasto-plástico (bi-linear): esta opção aproxima o comportamento do material usando uma suposição de tensão-deformação bilinear simples. A inclinação inicial é o Módulo de Young (intervalo elástico). Uma segunda inclinação, o Módulo de tangente, define o efeito de rigidez e de endurecimento do trabalho além do limite de escoamento.
  5. Especifique o Módulo de tangente do material. Este valor de rigidez pós-produção define a inclinação da curva de tensão-deformação na faixa de pós-produção (endurecimento do trabalho). A relação entre o Módulo de Young (E), o Módulo Tangente (Et) e a inclinação do pós-escoamento (H) da curva bilinear é como mostrado na seguinte equação: H = Et / (1 - (Et/E))

  6. Selecione a Regra de endurecimento apropriada no menu suspenso.

  7. Selecione a medida apropriada de tensão para definir o Critério de escoamento.

  8. O campo Tensão de escoamento inicial é predefinido com base nas propriedades físicas básicas dos materiais. Assegure-se de que o valor está correto e ajuste-o conforme necessário.

  9. Clique em Aplicar para completar as especificações de material não linear e OK para sair da caixa de diálogo Navegador de materiais.