A distância máxima de ativação determina quais elementos de contato (linhas roxas) são criados no início da análise.
Observação: Este processo cria elementos de contato no início, mas, ao contrário dos elementos de malha, não é possível vê-los no modelo.
Figura 1. Determinando a distância máxima de ativação.
Digamos que as duas peças estejam separadas por 2 mm (b) e o tamanho da malha seja 4 mm (a). Para expandir a folga, você precisa de uma distância teórica da raiz quadrada de (a^2+b^2), que é igual a 4.5 mm.
Em seguida, defina o valor Máx. A distância de ativação (r) é de 1,1 a 1,2 vezes a distância teórica para levar em conta a margem de erro, que é de 5 mm.
Com esta configuração, se um nó na face secundária estiver dentro de 5 mm de um nó na face principal, o sistema criará um elemento de contato.
Observação: Nenhum elemento de contato é criado durante a análise, mesmo se as peças deslizarem em relação uma à outra.
Importante:
Se o deslocamento eliminar a folga, mas não houver deslizamento, o nó iv entrará em contato com o elemento C e transmitirá uma força a ele. O nó iv não transmite uma força para nenhum outro elemento neste cenário.
Se as peças deslizarem de modo que o nó iv se mova sobre o elemento B, o contato será detectado quando o nó iv tentar penetrar no elemento B.
Se o nó iv mover uma distância maior do que a distância de ativação, como o nó iv sobre o elemento A, então não haverá nenhum elemento de contato e o nó poderá passar através do elemento.