Distância máxima de ativação

Imagine que você tenha um modelo com duas faces separadas por um pequeno espaço. Você espera que essas faces se toquem ao aplicar uma carga. Para testar isso em uma simulação, é preciso definir uma distância máxima de ativação. Esta configuração impede que uma face penetre na outra após o contato.

A distância máxima de ativação especifica a distância permitida entre os nós em duas faces para reconhecimento de contato. É recomendado definir esta configuração ao utilizar tipos de contato de separação ou de conexão de fixação de deslocamento.

Distância máxima de ativação

Figura 1. Distância máxima de ativação, r

Digamos que você deseje reconhecer o contato entre o nó iv e os elementos (B), (C) e (D). Neste caso, a distância máxima de ativação é 'r'. Esta distância 'r' é a medida do 'nó iv' na face principal para os nós ao redor dos elementos (B), (C) e (D) na face secundária.

Nota: Este parâmetro é útil quando há somente uma pequena folga entre as peças. Se um corpo penetra em outro após a análise, considere aumentar a distância máxima de ativação ou tentar uma análise de tensão estática não linear.

Configuração da distância máxima de ativação

Observação: O *Máx. A distância de ativação * deve ser configurada antes do início da solução, ou seja, antes que o modelo seja deformado. É recomendado que os usuários definam manualmente o *Max. Distância de ativação *.

Configuração do valor da distância máxima de ativação

Figura 2. O valor da distância máxima de ativação é definido para ser ligeiramente maior, aproximadamente 1,1 a 1,2 vezes maior que um intervalo de 10 mm, para acomodar uma margem de erro.

Modelo não deformado

Figura 3. Modelo não deformado

Nenhuma penetração quando a distância máxima de ativação for especificada

Figura 4. Nenhuma penetração porque a distância máxima de ativação foi especificada.

Modelo de distância de ativação máxima

Figura 5. Animação mostrando penetração porque a distância máxima de ativação não foi especificada.