Cálculo de tensão

Tensão é uma medida da alteração no comprimento de um material ao longo de uma determinada direção por unidade de comprimento do material (como 0,0001 polegada/polegada de comprimento). Tensão é uma quantidade sem unidades ou sem dimensões, já que a unidade de comprimento aparece no numerador e no denominador, e eles são cancelados. Então, usando o exemplo que acabamos de dar, 0,0001 polegada/polegada = 0,0001 mm/mm, e assim por diante. A unidade de comprimento não tem efeito na magnitude da deformação. Uma deformação positiva (+) indica o alongamento do material e uma deformação negativa (-) indica compressão.

As equações a seguir descrevem a relação entre tensão (Prec) e deformação (ccccccccccccccccter) em uma direção comum em particular. Estas equações são aplicáveis a materiais isotrópicos carregados dentro de seu intervalo elástico e assumem que o vetor de tensão e o vetor de deformação são colineares. Um material isotrópico tem o mesmo módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson para cargas aplicadas em qualquer direção. A relação de Poisson é uma medida do quanto um material deforma lateralmente quando estressado axialmente.

σ = ε·E

ou

ε = σ/E

onde E é o Módulo de Young (ou módulo elástico) do material.

Importante: O mesmo tensor, equivalente (ou von Mises) e os valores principais que se aplicam às tensões também estão disponíveis para tensões.