Para recursos verticais de modelo dos dados da nuvem de pontos

Após o processamento dos dados da nuvem de pontos para extrair as operações, atribua as operações verticais.

Com a ferramenta Modelagem da nuvem de pontos, defina os estilos das operações para árvores, luzes de rua e placas, bem como operações desconhecidas. Em seguida, revise as operações processadas nos dados da nuvem de pontos e atribuia operações como objetos no modelo.

Se houver um arquivo CSV de imagem associado aos dados da nuvem de pontos, considere a possibilidade de usar a ferramenta Busca de imagem de nuvem de pontos para importar as imagens e exibir outra vista dos recursos. A imagem será atualizada de acordo com a localização do objeto vertical selecionado.

  1. Clique em Gerenciar glifo Nuvens de pontos glifo Modelagem da nuvem de pontos (Modelagem da nuvem de pontos).

  2. No painel Filtro de navegação do painel Modelagem da nuvem de pontos, modifique as seguintes opções para filtrar os resultados, se desejar:

    1. Clique no menu suspenso Categoria para selecionar a categoria de objetos com que você deseja trabalhar.
    2. Especifique o valor Altura mínima. Os objetos menores que este valor não serão incluídos na lista de operações disponíveis.
    3. Especifique o valor Altura máxima. Os objetos com uma altura maior que este valor não serão incluídos na lista de operações disponíveis.
  3. No painel Atribuir um recurso, clique em Definir estilo de recurso para abrir o painel Definir estilo de recurso. É possível definir estilos de operações para cada um dos tipos disponíveis: árvore, luzes da rua, sinalizações e desconhecido. Talvez você queira definir esses estilos como padrões e, em seguida, alterar conforme necessário antes de atribuir uma operação específica. Clique na imagem do estilo para exibir a paleta e fazer a sua seleção.

    Nota: Se você alterar o estilo de um recurso, todos os recursos atribuídos a esse estilo serão alterados. Por exemplo, se você atribuir três operações como árvores definidas com o estilo Alexandrae, selecione uma das árvores e altere o estilo para um grande arbusto. Assim, todas as árvores Alexandrae tornam-se grande arbustos. Outra opção é atribuir todas as árvores usando o mesmo estilo e, em seguida, individualmente alterar o estilo das operações selecionadas usando a propriedade Tipo de mobiliário urbano, Estilo manual.

  4. No painel Atribuir operações, use os botões de seta para navegar até as operações e identificar cada uma ou aceitar a operação reconhecida por máquina, se estiver correta. Para cada operação, proceda de uma das seguintes maneiras:

    1. Se a operação já tiver sido reconhecida corretamente, clique na seta Avançar para mover para a próxima operação.
    2. Se ela não tiver sido reconhecida, clique em um dos ícones para especificar a operação como uma árvore, luz de rua, placa ou desconhecida.
    3. Clique em Lixo e selecione uma das seguintes opções:
    4. Excluir recurso selecionado: exclui o recurso atualmente selecionado no modelo.
    5. Excluir todos os recursos filtrados: exclui todos os recursos que atendem aos critérios especificados no painel Filtro de navegação (Categoria, Altura mínima e Altura máxima).
    6. Se mais de uma operação for agrupada como um único recurso, clique em Dividir para dividir o recurso e especificar o número de operações que você deseja criar. Por exemplo, o processo pode ter agrupado três árvores como uma única operação, e você gostaria de separá-las em três árvores separadas.