Para validar uma expressão

Quando você salva uma expressão, ela sempre é verificada para assegurar que é válida. Também é possível verificar se a expressão é válida antes de salvá-lo.

A validação verifica a sintaxe da expressão, verifica se as propriedades especificadas estão presentes no armazenamento de dados atual, e verifica se os valores da propriedade são válidos.

Quando é possível, a operação de validação exibe uma mensagem que descreve os erros localizados. Frequentemente, é possível clicar na mensagem de erro para que o cursor seja colocado no local do problema e você possa corrigi-lo.

A validação pode falhar por um dos seguintes motivos:

O processo de validação ajuda a evitar muitos erros, mas ele não pode garantir que a expressão funcionará da maneira prevista quando for aplicado. A validação não executa a consulta contra dados reais. Ela verifica apenas se a sintaxe da expressão está correta e se as propriedades e os valores são válidos para o armazenamento de dados atual.

Para validar uma expressão

  1. Selecione o comando para o qual deseja criar uma expressão.
  2. Crie a expressão.
  3. Salve a expressão ou clique em Validar.
  4. Se o painel de validação exibir erros, clique na mensagem de erro para mover o cursor para a área do problema.
  5. Solucione os problemas e execute a verificação de validação novamente, até que o painel de validação indique que a expressão é válida.

    Para obter ajuda sobre os elementos de expressão, consulte Criação de expressões - Referência.