Em um ambiente de grupo de trabalho, as bibliotecas do Centro de conteúdo são armazenadas em um servidor do Autodesk Vault. As bibliotecas precisam ser instaladas e configuradas no servidor antes de configurá-las no projeto.
Utilize o console do servidor para configurar bibliotecas no servidor. É possível criar, anexar, importar, exportar, desanexar e excluir bibliotecas do Centro de conteúdo, ou alterar o status de uma biblioteca. Para ser possível alterar a configuração da biblioteca, você deve dispor de permissões de administrador.
Para executar o console do servidor, selecione Iniciar
Programas
Autodesk
Autodesk Data Management
Autodesk Data Management Server Console [versão]
Dica: Utilize servidores independentes para as bibliotecas do Centro de conteúdo e os arquivos de Inventor no ambiente compartilhado. Instale o servidor do Vault em dois computadores e utilize um como servidor do Vault para os arquivos do Inventor e o outro como servidor com bibliotecas do Centro de conteúdo.
Tarefas administrativas no console do servidor
No console do servidor é possível executar as seguintes tarefas:
- Criar uma biblioteca.
- Altere o status de uma biblioteca criada pelo usuário para somente leitura ou leitura e gravação.
- Anexar uma biblioteca salva na pasta padrão para as bibliotecas do Centro de conteúdo.
- Importar uma biblioteca de outra pasta de bibliotecas diferente da pasta padrão. A biblioteca importada é copiada em uma localização de dados do servidor e pode ser anexada.
Nota: Utilize Importar para migrar bibliotecas de usuário criadas em versões anteriores do Autodesk Inventor (não mais antigas do que bibliotecas do R10) ou para adicionar bibliotecas de usuário externas à configuração do servidor. A biblioteca de origem não é alterada, portanto, é possível selecionar a cópia de segurança da biblioteca como a origem de importação.
- Desanexar uma biblioteca para remover uma biblioteca do servidor de bibliotecas. A biblioteca desanexada não é excluída e pode ser anexada posteriormente.
- Remover uma biblioteca do armazenamento de memória do servidor.
- Importar e exportar bibliotecas.
Nota: Cada biblioteca é composta por um arquivo .mdf e um arquivo .ldf. Estes arquivos devem ser mantidos como um par ao executar importações e exportações.
- Revise a configuração do servidor de bibliotecas do Centro de conteúdo.
Dicas:
- Para modificar as peças ou operações padrão do Centro de conteúdo para atender seus requisitos, utilize o console do servidor para criar uma biblioteca de leitura e gravação personalizada. A seguir, copie famílias de peças ou operações para a biblioteca personalizada e edite as famílias. Todas as modificações são salvas na biblioteca personalizada. Adicionalmente, crie as peças padrão que deseja adicionar em uma biblioteca do Centro de conteúdo. Depois publique na biblioteca personalizada.
- Configure o ambiente paralelo para instalar o Autodesk Inventor 2008, 2009 e 2010 no mesmo computador e utilize o Centro de conteúdo nas três versões do Autodesk Inventor.
Configuração de bibliotecas do Centro de conteúdo no servidor
A instalação fornece as seguintes bibliotecas: ANSI, DIN, ISO, JIS, GB e outras normas internacionais. A biblioteca Parker contém as peças que utilizadas por Parker para acessórios de tubos e tubulação. A biblioteca de fixadores PEM inclui a maioria de fixadores de chapa de metal.
As bibliotecas do Centro de conteúdo somente podem ser instaladas em um computador com o Autodesk Data Management Server. É possível personalizar a instalação do conteúdo e selecionar as bibliotecas que deseja instalar. É possível adicionar posteriormente uma biblioteca do Centro de conteúdo que não foi instalada: Execute o CD de instalação e selecione a biblioteca que deseja instalar.
Se você não utiliza uma biblioteca instalada, desanexe a biblioteca usando o console do servidor. A biblioteca não é excluída, ainda que já não esteja mais disponível no Centro de conteúdo. É possível anexar mais adiante a biblioteca ao servidor, se for necessário.
As bibliotecas padrão do Centro de conteúdo são de somente leitura, não podem ser editadas e não o status de somente leitura não pode ser modificado.
Peças padrão no Vault ou outro ambiente de gerenciamento de dados
Atualização de peças do Centro de conteúdo em montagens
- Se os arquivos do Centro de conteúdo são salvos no Vault ou em outro sistema de gerenciamento de dados, a ferramenta Atualizar componentes padrão deve fazer o check-out de todos os arquivos de peça do Centro de conteúdo obsoletos para os substituir.
- Os arquivos do Centro de conteúdo atualizados são mantidos em check-out quando o processo de atualização termina. É preciso efetuar o check-in dos arquivos manualmente.
- Se o processo de atualização não é capaz de alterar o status de somente leitura para leitura/gravação automaticamente, as peças padrão não são atualizadas e permanecem obsoletas. Este problema aparece se peças padrão de somente leitura não estão salvas no Vault, ou se o Inventor não reconhece que as peças padrão estão salvas no Vault (um projeto do Inventor de um único usuário está ativo, ou peças padrão foram adicionadas ao Vault por um projeto armazenado diferente).
Localização de armazenamento dos arquivos do Centro de conteúdo
- Se está trabalhado em um ambiente do Vault (ou outro sistema de gerenciamento de dados), cada membro do grupo de trabalho deve utilizar uma pasta local para armazenar os arquivos do Centro de conteúdo. A pasta de arquivos local do Centro de conteúdo deve ser controlada pelo sistema de gerenciamento de dados.
- Não altere a localização da pasta de arquivos do centro de conteúdo quando um projeto estiver ativo.
Migração de versões anteriores
O assistente de instalação do Autodesk Inventor detecta automaticamente o bancos de dados anteriores do Centro de conteúdo ou do Vault. Se forem detectadas bibliotecas de leitura e gravação do Autodesk Inventor 2008 ou 2009 no computador, o programa de instalação exibe uma caixa de diálogo. Selecione a opção de importação para migrar as bibliotecas para seu uso. Adicionalmente, todos os bancos de dados do Vault anteriores são reconhecidos para atualização.
Notas:
- As bibliotecas do Autodesk Inventor 2008 e 2009 são mantidas. A migração importa e cria uma biblioteca para o Autodesk Inventor 2014.
- Se você adiciona personalizações adicionais ao Centro de conteúdo de bibliotecas herdadas, o console do servidor pode ser utilizado para voltar a importar as bibliotecas com um nome novo.
- As bibliotecas personalizadas do Autodesk Inventor 9 (e anteriores) podem ser importadas através do arquivo de projeto (*.ipj) utilizando o comando Importar biblioteca.
- Se a migração das bibliotecas é adiada durante a instalação, utilize o console do servidor (incluído ao instalar o servidor) após a instalação para executar migrações.
Ambiente paralelo
O ambiente paralelo permite armazenar e acessar a bibliotecas do Centro de conteúdo de três versões mais recentes do Autodesk Inventor em um servidor do Vault. As bibliotecas são salvas na partição correspondente do servidor.
Para configurar o ambiente paralelo, instale a nova versão do servidor e do Inventor. A seguir, continue com as seguintes etapas:
- Copie as bibliotecas de usuário para as partições adequadas do servidor. Lembre-se que cada versão do Autodesk Inventor somente pode acessar bibliotecas incluídas na partição correspondente.
- Instale o fechamento da Atualização do cliente para versões mais antigas do Autodesk Inventor.
- No Autodesk Inventor, edite ou crie projetos. Configure as bibliotecas do Centro de conteúdo e defina as pastas dos arquivos do Centro de conteúdo em projetos específicos.
Nota: É preciso utilizar pastas de arquivos do Centro de conteúdo diferentes para cada versão do Inventor. O uso compartilhado da pasta de arquivos do Centro de conteúdo por diferentes versões do Inventor produziria substituições imprevisíveis de peças padrão nas montagens.