Na primeira seção deste exercício, criaremos duas seções transversais de spline e uma guia de spline para utilizar em uma operação de Elevação.
- Para começar, defina como projeto ativo tutorial_files. Acesse a pasta Splines e abra o arquivo spline_1_start.ipt. Oriente a vista Frontal no ViewCube.
Observe que a peça tem forma de cunha e que um extremo é mais largo que o outro.
-
Inicie um esboço 2D na face que é indicada.
-
Inicie o comando Spline. Consulte a imagem seguinte para a inserção. Insira um ponto de ajuste no ponto central (ponto verde) da linha vertical da esquerda (1), outro diretamente em cima da origem (2). Clique duas vezes para colocar o ponto final (3) no ponto central da linha vertical da direita. Esta ação cria o spline. Também é possível clicar o botão direito e selecionar Criar para finalizar o segmento de spline.
- Clique o botão direito e selecione Concluir ou pressione a tecla Esc para sair do comando.
Nota: Os pontos de ajuste ao final de uma spline são quadrados. Os pontos de ajuste ao longo da curva têm a forma de um diamante para ser possível identificar o início e o fim de segmentos unidos de spline.
Quando é criado um spline, aparecem manipuladores em cada ponto de ajuste em um estado passivo. Os manipuladores são manipuladores de formas. É possível arrastar ou aplicar uma cota a um ponto de ajuste sem ativar um manipulador. Se os manipuladores não estiverem visíveis, selecione um spline no esboço para ver em tela os manipuladores ativos e passivos.
- Ativar o manipulador em todos os pontos de ajuste. Para ativar um manipulador, utilize um dos métodos seguintes:
- Clique e arraste qualquer ponto no manipulador.
- Com o botão direito em um ponto de ajuste e selecione Ativar Manipulador no menu de contexto.
Dica: A manipulação de manipuladores altera a forma de um spline. Às vezes é necessário "desfazer" uma manipulação de manipulador de spline. Dependendo de quantos manipuladores foram manipulados, é possível que um comando Desfazer normal não gere os resultados necessários. Quando é selecionado um spline, há dois comandos de menu de contexto disponíveis para reverter as manipulações de manipulador:
- Restaurar Todos os Manipuladores Inverte todas as modificações de manipuladores e restaura o spline ao estado de solução natural. Os manipuladores ativos permanecem ativos.
- Restaurar Manipulador Inverte a edição do manipulador em um ponto de ajuste ou manipulador selecionado, ou o manipulador mais próximo do cursor. O restabelecimento utiliza a forma atual do spline. Se outros controladores foram modificados, é possível que a restauração não devolva o manipulador a seu estado de solução original. O manipulador permanece ativo.
-
Com o botão direito clique no ponto de ajuste médio e selecione Curvatura no menu de contexto.
Dica: A ativação da curvatura também ativa o manipulador linear. A ativação do manipulador linear não ativa Curvatura.
-
Insira uma restrição horizontal em todos os manipuladores.
-
Insira uma restrição vertical entre o ponto de ajuste médio (não o manipulador) e a origem da peça.
-
Insira uma cota em cada manipulador com um valor de 1. Uma cota de manipulador linear não tem unidades e indica a distância que a spline é tangente com respeito ao manipulador.
- Insira uma cota radial de 110 mm no ponto de ajuste médio do manipulador de curvatura. Uma cota radial não é uma cota sem unidades.
- Insira uma cota vertical de 9 mm do ponto de Origem projetada no ponto de ajuste médio.
A imagem seguinte mostra o esboço completado.
-
Concluir o esboço. É mantida a cota de 9 mm; os manipuladores e todas as cotas de manipulador são vistos unicamente se a spline está ativa.
- Inicie o comando Salvar Como e salve o arquivo como Spline_Skills1.ipt.
Para criar um duplicado exato do spline no lado oposto da peça, execute as etapas seguintes.
-
Oriente a peça para que coincida com a vista na imagem seguinte e inicie um novo esboço na face indicada.
-
Inicie o comando Projetar Geometria e projete o spline no novo esboço.
-
Concluir o esboço.
Anterior | Avançar