Revolução - Cria uma operação ou um novo corpo sólido rotacionando um ou vários perfis de esboço em torno de um eixo. A primeira operação é a operação base.
Se você criar uma operação de montagem, somente serão suportadas as operações de corte e de resultado sólido. As operações de montagem de revolução possibilitam cortar outras peças.
A superfície pode ser criada a partir de um perfil de revolução e, em seguida, utilizada como plano de extremidade para outras operações ou como ferramenta de divisão para uma peça dividida.
O perfil pode ser revolucionado com um valor de ângulo entre 0 e 360 graus ao redor de um eixo. O eixo de revolução pode ser parte do perfil ou estar deslocado dele. O perfil e o eixo devem ser co-planos.
O comando Revolução é utilizado para criar operações com simetria radial, como eixos escalonados, contêineres cilíndricos ou anéis de vedação. Essas operações podem definir a forma geral de uma peça (uma operação base) ou se tornar detalhes como rebarbas, tramas ou escoras.
As superfícies de revolução podem ser utilizadas para definir formas. Por exemplo, uma superfície curva pode ser utilizada como plano de extremidade para os cortes em um alojamento.
O tamanho e forma finais de uma operação de revolução são determinados pelas cotas do perfil de esboço e o ângulo utilizado para revolucionar o perfil.
Se um perfil aberto for selecionado, a opção Corresponder Forma especifica como extremidades abertas do perfil são estendidas.
A revolução ao redor de um eixo do esboço gera operações de sólidos, como discos, cubos e espaços de engrenagem chanfrados. A revolução ao redor de um eixo deslocado a partir do esboço cria sólidos com furos, como arruelas, frascos e conduítes.
É possível utilizar um perfil aberto ou fechado para criar uma superfície, que poderá ser empregada como superfície de construção ou para projetar formas complexas.
Quando você especifica uma esfera ou toróide no painel Primitivos, a criação do esboço e processo de revolução é automático. É possível selecionar um plano inicial para o esboço, criar o perfil e, em seguida, criar um sólido. Os comandos de criação de forma primitiva criam revoluções completas e não criam superfícies ou revoluções parciais.
![]() |
A propagação de formas é aplicada somente aos perfis abertos. Descreve soluções definidas usando a extensão das extremidades abertas do perfil e a forma do corpo. A propagação de formas gera uma operação sólida para as alterações de topologia no corpo da peça devido à edição de operações que estão em um nível superior da árvore de operações. A operação de revolução não depende de um perfil definido de maneira rígida, composto por linhas de esboço e arestas de referência específicas. Existem dois tipos de propagação de formas: Corresponder contorno e Corresponder forma. |
![]() |
Corresponder contorno Fecha o perfil aberto estendendo as extremidades abertas do perfil, até que façam intersecção com o corpo sólido. Se o plano do esboço do perfil estiver localizado em uma face plana, os contornos da face serão utilizados para fechar o perfil. Caso contrário, as arestas definidas pela interseção do plano do perfil com o corpo serão utilizadas para fechar o perfil. Um perfil válido existe se as duas extremidades do perfil aberto fizerem interseção com o corpo ou com o eixo de revolução. Os conjuntos mistos não são válidos. Quando um perfil fechado tiver sido criado, selecione Lado a ser mantido para o perfil. |
![]() |
Corresponder forma Cria uma solução de tipo extensão. As extremidades abertas do perfil são estendidas ao eixo de revolução, se possível, ou à caixa delimitadora do corpo. A revolução Corresponder forma gera um corpo estável e previsível para as alterações de topologia nas faces de definição. A operação de revolução não depende de um perfil definido de maneira rígida e composto por linhas de esboço e arestas de referência. |