A maioria dos desenhistas trabalham com peças que diferem em tamanho, material ou outras variáveis, mas o mesmo projeto básico funciona com muitos modelos. Podem ser criados estes projetos como iParts para depois utilizar uma ou mais variações delas.
A caixa de diálogo Criar iPart é utilizada para criar famílias de peças que contêm uma tabela. No caso de iParts padrão, cada variação de iPart é um membro de iPart e é definida usando uma linha na tabela. Quando é inserida a peça em uma montagem, é selecionada a linha correspondente ao membro necessário.
Em geral:
O trabalho com iParts consta de duas fases: a criação da peça e a inserção da peça.
Durante a criação de peças, desenha a peça e define todas suas variações. É criada uma linha de uma tabela para cada versão possível. Cada versão, conhecida como membro, é armazenada em uma família de iPart.
É possível criar dois tipos de famílias iPart: padrão e personalizado.
Durante a inserção da peça, selecione uma linha da tabela que represente a versão apropriada. É gerado então um membro da iPart no qual são utilizado os valores da linha da tabela, e é inserida na montagem do mesmo modo que qualquer outro componente.
Existem dois tipos de iParts:
É possível incluir:
As famílias iPart padrão geram peças com valores fixos. Dado que estas peças são reutilizadas em numerosas montagens, é recomendado armazenar em uma biblioteca cujo caminho seja incluído no arquivo de projeto ativo. Este caminho é conhecido como caminho proxy.
O diretório de bibliotecas onde deseja salvar as iParts deve ter o mesmo nome que o da biblioteca da família, precedido de um caractere de sublinhado. Por exemplo, se as famílias forem armazenadas em uma biblioteca cujo nome é Parafusos, é possível definir uma biblioteca chamada _Parafusos. O Autodesk Inventor armazena automaticamente todas as iParts geradas por famílias na biblioteca _Parafusos. É possível definir vários caminhos proxy e selecioná-los no projeto. Esta técnica é útil se, por exemplo, quiser agrupar os componentes vinculados a tabela por categoria. Os caminhos repetidos são exibidos em vermelho. Podem ser excluídos do arquivo de projeto.
Não é necessário indicar um caminho proxy. Quando membros de iPart são colocados na montagem, o Autodesk Inventor cria um subdiretório no mesmo diretório que contém a família de iPart. Por exemplo, suponhamos que você tenha uma iPart chamada Bolt.ipt em C:\temp. Ao inserir um membro da iPart na montagem, será criado um subdiretório chamado Bolt (C:\temp\Bolt) e o arquivo do membro da peça será localizado dentro dele.
Os membros de iParts personalizadas sempre são salvos em uma localização especificada com o comando Procurar da caixa de diálogo Posicionar iPart personalizada das montagens.
Quando é criada uma família de iPart, é determinado se os parâmetros podem ser alterados ou não quando é inserida uma iPart em uma montagem. As peças que são criadas a partir de famílias iPart padrão não podem ser alteradas. Pelo contrário, as peças que são criadas a partir de famílias iPart personalizadas podem incluir parâmetros selecionados que podem ser alterados ao inseri-las.
As famílias iPart padrão, como as famílias de parafusos, não são editadas. Dado que os parafusos são peças que não alteram, será selecionado o membro de iPart individual que queira utilizar, mas não serão editados seus valores. Em geral, os membros de iParts padrão são salvos em uma biblioteca. Por padrão, os arquivos dos membros de iPart padrão são localizados em uma pasta do mesmo nome que a família ou em uma localização selecionada pelo caminho proxy. Para obter mais informações, consulte a seção Onde são armazenadas as iParts no tópico Usar iParts em montagens.
Se já houver um membro de iPart criado, a inserção posterior do membro de iPart em uma montagem reutilizará o arquivo do membro. Se uma chave determina os critérios de seleção para um membro de iPart (isto é, se o membro estiver definido por valores fixos da tabela da família), o membro de iPart será padrão. Isto implica que existe um número finito de combinações de entradas para criar o membro de iPart. Alguns exemplos são Porca, Parafuso e Arruela.
As famílias iPart personalizadas não são editadas diretamente, mas pode ser selecionado o valor dos parâmetros personalizados quando é inserido um membro da família. Por exemplo, em uma família de ângulos, é selecionada a iPart que queira utilizar e, depois, são alterados determinados valores, como o comprimento, a largura ou a espessura. Só os valores que são especificados quando é criada a família de iPart podem ser alterados. Os membros de iParts personalizadas costumam ser específicos de uma montagem determinada e podem ser armazenados em qualquer localização onde sejam salvas as outras peças.
A localização dos arquivos criados para membros de iParts personalizadas é baseada no caminho especificado com Procurar na caixa de diálogo Posicionar iPart personalizada. Os membros de iPart personalizados permitem inserir valores personalizados não incluídos na tabela. As colunas de membros de iParts personalizadas aparecem com fundo azul na família de iPart. É possível editar membros de iPart personalizados se adicionar operações, esboços, etc., adicionais. Isto significa que dois membros de iPart personalizados produzidos com parâmetros idênticos podem ser diferentes.
As diferenças que saltam à vista entre os membros de iPart personalizados e padrão são: |
||
Comportamento de iPart |
iPart padrão |
iPart personalizada |
Valores de parâmetros para a criação de membros |
Selecionar em uma lista |
Normalmente pode ser especificado qualquer valor para os parâmetros personalizados. O resto dos parâmetros podem ser selecionados em uma lista. |
Localização dos arquivos de membros |
É determinado ao criar o arquivo em um subdiretório do mesmo nome ou segundo a rota proxy. |
Especificado pelo usuário |
Número de membros |
Finito; um membro em cada linha |
Tipicamente infinito; cada linha pode produzir vários membros segundo os diferentes valores dos parâmetros personalizados |
Reutilização de membro |
É reutilizado se estiver disponível |
Sempre recém criado |
Edição de membro? (adição de operações aos membros) |
Não |
Sim |
Especificar nomes de arquivo de membro usando a tabela de iPart? |
Sim |
Não |
Utilizar operações de edição do desenvolvimento? |
Sim |
Não |
As operações de trabalho são úteis nas iParts para restringir peças em montagens e criar pinos em peças elétricas.
Crie operações de trabalho em uma peça antes de converter em uma família de iPart e, a seguir, determine as operações de trabalho que devam ser incluídas ou excluídas nos membros da iPart.
Na caixa de diálogo Criar iPart, as operações de trabalho têm parâmetros padrão de inclusão ou exclusão. É possível alterar os parâmetros selecionando operações de trabalho que devam ser incluídas ou excluídas na tabela de iPart. Cada linha pode ter operações de trabalho incluídas ou excluídas. Os parâmetros padrão são:
Com relação às iParts, cada linha da tabela de iPart representa um membro. Em uma coluna correspondente a cada operação de trabalho, é indicada se é incluída ou é excluída. É possível alterar o parâmetro em cada linha da tabela.
As iParts de chapa de metal incluem atributos adicionais:
Para aproveitar os atributos de forma eficaz, é necessário que leve em conta outros fatores se a iPart de chapa de metal for incluir a desativação de operações que removem dobras e, portanto, afetam a sequência da ordem de dobra.
Quando é criada uma família de iPart de chapa de metal, é criada uma ordem de dobra padrão. A ordem padrão de dobra depende da existência de um corpo de desenvolvimento no documento de chapa de metal.
Operações desativadas em membros: se for editado o âmbito de família, a ordem padrão de dobra se comportará da mesma maneira que o de um desenvolvimento de componente de chapa de metal normal, mas poderá parecer que se comporta de maneira diferente no contexto da família de iPart. O desenvolvimento administrará automaticamente a ordem de dobra em função dos eixos visíveis (modelagens ou cosméticos) para o membro ativo. Os eixos ausentes em um membro determinado (porque foram desativados) emitirão seu número de ordem de dobra para manter uma sequência sem saltos nas operações restantes.
A publicação a partir de uma família de iPart gera um arquivo DWF que contém uma tabela de iPart. Ative a tabela de iPart no navegador e, então, use Salvar Como
Salvar Cópia Como. Especifique o tipo de arquivo DWF e as opções que deseja.