Ao criar uma operação adicionando volume a um perfil, você pode definir a extensão da operação (extremidade) de várias formas. As opções de terminação estão disponíveis para as operações de extrusão, revolução, varredura e elevação.
Para atualizar as operações corretamente ao alterar um projeto, evite a utilização de faces e arestas que possam ser alteradas ou removidas. Onde possível, utilize opções de extremidade inclusivas, como Passante em vez de Entre, para garantir que a operação persista, mesmo se sua geometria de extremidade for removida.
Dicas para criar operações de esboço
- As
operações base
requerem um
esboço não consumido
.
- Para operações base, utilize os métodos de acabamento fixo Distância, Distancia-Distância, Ângulo ou Ângulo-Ângulo (na lista suspensa Extensão). Os métodos de acabamento Para o Próximo, Entre, Para e Tudo somente estão disponíveis para peças com mais de uma operação.
- As operações criadas após a operação base são possível utilizar um esboço não consumido ou o contorno de outra operação como perfil. Para utilizar uma operação existente, defina o
plano do esboço
em uma operação. Em seguida, clique para selecionar o limite como o
perfil
que deseja usar para a nova operação.
- Para selecionar vários perfis, clique em todos os perfis que deseja incluir. Para remover perfis do conjunto selecionado, clique e mantenha a tecla Ctrl pressionada. Um perfil pode ser um único contorno, vários contornos, contornos com interseção, contornos encaixados ou ilhas.
Geometria para terminação da operação de esboço
Na maioria dos casos, é possível terminar uma operação de esboço em vários tipos de geometria:
- Selecione uma superfície de construção como um plano de terminação. Pode ser feito extrusão, revolução, transição ou varredura para formar superfícies de construção.
- Termine as operações e superfícies em qualquer combinação de operações de sólido e superfície.
- Termine as extrusões em faces estendidas com geometria analítica diferente de planos.
Tipos de superfície para face estendida
Além de faces planas, é possível fazer operações de extremidade nas faces de cilindros, cilindros elípticos (sem inclinação), cones, esferas e toroides.
Utilizações para Mover operação
É possível arrastar uma operação que pertença a um arquivo de peça situado no interior da hierarquia de montagem. Não é necessário ativar no local qualquer submontagem ou a peça que contém a operação.
Arraste para "mover livremente" uma operação para uma nova face plana. O esboço de operação é reassociado ao novo plano e quebra o vínculo com a face original. Se a nova posição não for uma face plana, é criada automaticamente um plano de trabalho fixo para colocar a operação.