Você pode especificar uma configuração do sol para estudos solares, navegações e imagens renderizadas ao usar a caixa de diálogo Configurações do sol (como descrito neste tópico) ou, em muitos casos, usando os controles na tela do caminho do sol.
- Abra uma vista 2D ou 3D que suporte a exibição de sombras.
- Para ativar as sombras, na Barra de controle da vista, clique em
Sombras ativadas/desativadas
Sombras ativadas.
- Clique na guia Gerenciar
painel Configurações
menu suspenso Configurações adicionais
Configurações do sol. Ou, na Barra de controle da vista, clique em
Caminho do sol desativado/ativado
Configurações do sol.
Nota: Você também pode acessar a caixa de diálogo Configurações do sol a partir da caixa de diálogo Renderização ou a caixa de diálogo Opções de exibição gráfica.
- Na caixa de diálogo Configurações do sol, em Estudo solar, selecione um modo:
- Para definir a configuração do sol com base em uma localização geográfica especificada, selecione Parado, Um dia ou Múltiplos dias.
- Para definir a configuração do sol com base no azimute e altitude, selecione Iluminação.
- Em Valores predefinidos, selecione uma das configurações de sol predefinidas (tal como um solstício) e clique em OK, ou selecione a predefinição Em-sessão e conclua os passos restantes neste procedimento para definir suas próprias configurações do sol.
- Especifique uma configuração do sol para o modo especificado:
Para um estudo Parado, Um dia ou Múltiplos dias
- Para Localização, verifique se a localização correta do projeto está sendo exibida.
Para alterar a localização, clique em
(Procurar) e especifique a localização do projeto pesquisando o endereço da rua ou a longitude e a altitude, ou selecionando a maior cidade mais próxima na lista Cidade padrão.
- Para Data, insira uma data para o estudo.
Para um estudo Múltiplos dias, insira uma data inicial e uma data final.
- Para Hora, insira a hora para o estudo.
Para estudos Um dia e Múltiplos dias, insira uma hora inicial e uma hora final, ou selecione Do nascer ao pôr do sol.
Dica: Para um estudo Múltiplos dias, para exibir o sol e padrões de sombra para o mesmo ponto no tempo durante uma faixa de dias, insira a mesma hora inicial e hora final. Você também pode obter isso ao especificar o Intervalo de tempo como Um dia.
Para um estudo Iluminação
- Insira os valores para azimute e altitude.
O azimute é o ângulo de suporte a partir do Norte verdadeiro, medido em graus. Os ângulos do azimute vão de 0º graus (norte), passando por 90º (leste), 180º (sul), 270º (oeste), até 360º (norte novamente).
Altitude é o ângulo vertical entre o horizonte e o sol, medido a partir do horizonte. OS ângulos de altitude vão de 0º (no horizonte) até 90º graus (no zênite).
- Para orientar o sol para coincidir com a orientação da vista, selecione Relativo à vista. Ou, para orientar o sol para coincidir com a orientação do modelo, apague a opção Relativo à vista.
- Para projetar sombras no nível do chão, selecione Plano de chão no nível, e selecione o nível no qual deseja que as sombras apareçam.
Quando você seleciona Plano de chão no nível, o software projeta sombras no nível especificado em vistas sombreadas 2D e 3D. Quando você desmarca Plano de chão no nível, o software projeta sombras na superfície topográfica, se uma existir.
Nota: O plano de chão não é usado em vista renderizadas. Para projetar sombras em vistas renderizadas, modele um plano de chão no projeto.
- Para testar a configuração de sol na vista ativa, clique em Aplicar.
Nota: Para estudos Um dia e Múltiplos dias, o sol é posicionado no primeiro quadro da animação. As sombras que você vê na vista são projetadas desta posição do sol.
- Clique em OK quando tiver terminado.
- Para salvar a configuração de sol atual como uma predefinição, consulte Trabalhar com predefinições de configuração do sol.