Como definir a iluminação de nuvem de pontos e sombrear efeitos visuais.
Selecione as configurações para um desenho na guia Nuvem de pontos, na faixa de opções. As configurações são aplicadas a todas as nuvens de pontos anexadas ao desenho.
Definir a iluminação de nuvem de pontos
- Clique na
.
- Selecione uma das seguintes opções para transmitir a fonte de luz refletida pelos pontos:
- Nenhuma iluminação. A iluminação é ignorada. Os pontos são coloridos de acordo com as cores obtidas por scanner ou com as cores de objeto mapeadas para os pontos. Esse é o formato padrão.
- Lado único. Colorização está baseada nas origens de luz e no vetor normal de pontos. Os pontos são iluminados quando a direção normal está de frente para uma fonte de luz direcional.
- Lado duplo. Colorização está baseada novamente na iluminação, mas o vetor normal dos pontos é tratado igualmente quer aponte em direção quer aponte para fora do ângulo de visualização. Por exemplo, a parte posterior de pontos que representam uma parede será iluminada da mesma maneira que o lado frontal.
Alternativa: variável de sistema POINTCLOUDLIGHTING.
Define o sombreamento de nuvem de pontos
- Clique na
. Selecione uma das seguintes opções de sombreamento para transmitir o brilho relativo dos pontos: - Sombreamento difuso. O brilho relativo de pontos é similar, independentemente do ângulo de vista e normal dos pontos. A superfície luminância é isotrópica (tem uniformidade em todas as orientações). Esta opção fornece o aspecto de um acabamento fosco. Esse é o formato padrão.
- Sombreamento especular. Usa o normal de pontos para dar a cada ponto uma aparência mais clara a medida que o normal melhor se aproxima da direção de vista do desenho. Esta opção fornece um aspecto brilhante com realces especulares.
- Alternativa: variável de sistema POINTCLOUDSHADING.