Sobre como trabalhar com nuvens de pontos

Uma nuvem de pontos é uma grande coleção de pontos colocados em um sistema de coordenadas 3D. Agrupados por scanners 3D a laser ou outras tecnologias, milhões de pontos criam representações em 3D de estruturas existentes.

Arquivos de nuvem de pontos suportam o processo do projeto ao fornecer contextos do mundo real onde é possível recriar objetos referenciados ou inserir mais modelos. Uma vez que uma nuvem de pontos é anexada a um desenho, é possível usá-la como uma diretriz para o desenho, alterar sua exibição ou aplicar uma estilização de cores para distinguir diferentes operações.

Usando o Autodesk® ReCap para criar nuvens de pontos a partir de arquivos digitalizados

As nuvens de pontos são derivadas de dados brutos coletados usando um scanner 3D para obter pontos de coisas como construções, topografias ou os itens manufaturados. Antes de poderem ser usados, os dados precisam ser convertidos para arquivos da nuvem de pontos legíveis. Utilize ReCap para converter arquivos digitalizados não tratados dados em arquivos digitalizados (arquivos RCS) e para criar arquivos de projeto (RCP) que fazem referência a vários arquivos RCS. Os dois formatos podem ser anexados a um desenho do AutoCAD.

Anexar uma nuvem de pontos a um desenho

Anexar um arquivo RCS ou RCP a um desenho é como anexar qualquer outra referência externa (xref). Se a unidade de medida da nuvem de pontos anexada for diferente das unidades do desenho de destino, a nuvem de pontos é automaticamente dimensionada com base no tipo de unidade no desenho de destino.

Nota: As nuvens de pontos não são suportados em sistemas de 32 bits. Para trabalhar com nuvens de pontos, você precisa de um sistema de 64 bits, e a aceleração por hardware precisa ser ativada.

Visualizar nuvens de pontos

Altere as configurações de exibição para simplificar a exibição e melhorar o desempenho. Aplique estilizações de cor para representar visualmente os dados de seu interesse.

Recortar nuvens de pontos

Recorte áreas retangulares, poligonais ou circulares para exibir somente as partes mais relevantes da nuvem de pontos.

Operações de edição padrão para nuvens de pontos

Nota: O comando ESPELHAR3D copia e move uma nuvem de pontos, mas não a espelha. Não é possível explodir uma nuvem de pontos.

Navegando em nuvens de pontos

Diversas ferramentas estão disponíveis para navegar em nuvens de pontos.