Neste exercício, você irá especificar um ponto central, as linhas de eixo das estradas de aproximação e os parâmetros geométricos a partir dos quais criar uma rotatória.
Especificar o ponto central e da rotatória e as estradas de aproximação
Especifique os parâmetros da estrada circulatória
Os controles Norma do desenho e Parâmetros predefinidos para importar permitem aplicar parâmetros predefinidos a uma rotatória. Você aprenderá mais no Exercício 4: Configurar normas de projeto de rotatória normas e predefinições.
Ao passar o cursor por sobre cada controle, observe que a parte aplicável da rotatória é realçada no gráfico de visualização.
Especificar os parâmetros das estradas de aproximação
Ao alterar esta configuração, a seção Parâmetros da estrada de aproximação será preenchida com valores predefinidos. Você irá aprender como modificar e salvar estes valores para uso posterior no Exercício 4: Configurar as normas e predefinições de projeto.
Esta ação aplica os parâmetros especificados a outras estradas de aproximação na rotatória. Na parte superior da caixa de diálogo, é possível usar os botõesAnterior e Próximo, ou a lista suspensa para ver os parâmetros das outras estradas de aproximação.
Especificar os parâmetros da ilha
Ao final deste exercício, você irá examinar as diferenças entre a estrada de Aproximação de sul a norte e outras.
Adicionar sinalização e marcações de pavimentação
O parâmetro Comprimento da chamada de detalhe permite colocar uma linha de chamada de detalhe entre o bloco que representa o topo do sinal, e o bloco que representa o sinal.
O parâmetro Distância permite inserir alguns sinais de uma distância específica da borda externa da estrada circulatória. Para este exercício, você irá inserir um sinal de rotatória a 60 metros antes que o condutor entre na estrada circulatória e um sinal de retorno 50 metros após o condutor sair da estrada circulatória.
Desenhar
Quebrar
Não clique em Aplicar à todos nesta página. Adiante neste exercício, você irá comparar o sinal padrão e os parâmetros da marcação com os valores inseridos nos passos anteriores.
Examine os componentes da rotatória
A rotatória é exibida no desenho. Observe que os alinhamentos da linha de centro das estradas de aproximação em Estradas E e Estrada C foram criados com uma curva que fornece uma transição suave do alinhamento principal para a estrada de aproximação.
Observe que embora tenha selecionado a Estrada D como uma estrada de aproximação, somente uma extremidade dela foi criada como uma estrada de aproximação. Quando um alinhamento passa por um ponto central da rotatória, somente a extremidade do alinhamento no qual você clicar será adicionado como uma estrada de aproximação. Você irá aprender como adicionar a outra extremidade como uma estrada de aproximação separada no Exercício 2: Adicionar uma estrada de aproximação a uma rotatória.
Ao comparar esta estrada de aproximação com as outras, é possível ver que, de acordo com os parâmetros especificados mas não aplicados a todas as estradas de aproximação, estes elementos, mostrados na ilustração a seguir, são diferentes:
Os alinhamentos que têm o prefixo Aproximação ou Rotatória foram criados automaticamente durante este exercício.
Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 2: Adicionar uma estrada de aproximação a uma rotatória.