Sobre a suavização de superfícies

A suavização de superfície soluciona um problema associado com cada suavização de curva de nível onde a suavização é aplicada às diferentes linhas de curva de nível sem considerar as curvas de nível adjacentes, que algumas vezes criam curvas de nível sobrepostas.

A suavização de superfície adiciona pontos em elevações determinadas pelo sistema usando Interpolação por vizinho natural (NNI) ou o método Kriging, que resulta em curvas de nível suavizadas sem sobreposição.

Somente superfícies TIN suportem a suavização de superfície.

Nota: As superfícies de volume TIN não suportam as operações de edição.

A suavização de superfície resulta em curvas de nível suavizadas sem sobreposições:

Existem outros benefícios para a suavização de superfície. O método de Kriging permite extrapolar, além das extensões de uma superfície, com base nas tendências estatísticas através da superfície existente. Por exemplo, se um terreno contém um uma amostra de elevações de perfuração no solo aleatórias (um conjunto esparso de pontos de dados), será possível extrapolar estatisticamente uma representação de uma superfície.

Porque a suavização é uma operação de edição executada em uma superfície, é possível especificar as propriedades de suavização e ativá-las ou desativá-las. Quando desativar a suavização, a superfície reverte de volta para seu estado original, mas as propriedades de suavização são conservadas na lista de operação de superfície. Para obter mais informações sobre a lista de operações, consulte Sobre a definição da superfície.

Nota: A suavização de superfície pode levar um tempo considerável proporcional ao número de pontos de saída. Para o método de Kriging, é recomendado que seja utilizado um conjunto relativamente pequeno de pontos de amostra (não mais de 100 a 200 pontos).

Exercício de tutorial: Suavizar uma superfície