Fluxo de trabalho: para compor uma rede de pressão na vista da planta

Consulte esta seção para um alto nível de descrições de tarefas utilizado para trabalhar com uma rede de pressão na vista da planta.

Especificar o catálogo de rede de pressão

O catálogo é a origem para componentes usados na lista de peças.

As peças em um catálogo podem incluir tubulações, conexões (como as dobras e Tês) e equipamentos (como válvulas).

Criar uma lista de peças para o projeto

Uma lista de peças é uma seleção de componentes de um catálogo de rede de pressão. Como uma lista de peças pode conter um catálogo inteiro de peças, ela pode ser configurada para conter menos peças, como aquelas necessárias para um cliente específico ou tipo de projeto.

Selecione a opção de Ferramentas de criação de rede de pressão na faixa de opções

Utilize a caixa de diálogo Criar redes de tubulação de pressão para especificar um nome para a nova rede, a lista de peças para usar, a superfície e alinhamento de referência de e estilos de legenda.

Após clicar em OK, a faixa de opções Layout de planta de rede de pressão é exibida e a opção Tubulações e dobras é ativada por padrão.

Especificar a superfície de referência e do valor da cobertura

Antes de iniciar o layout, selecione uma superfície de referência se não tiver especificado uma na caixa diálogo Criar redes de tubulação de pressão e defina um valor da cobertura. Isto adiciona informações do modelo 3D para a rede de pressão enquanto estiver compondo-a na vista da planta.

Também é possível especificar uma elevação inicial na linha de comando. Esta elevação irá substituir a elevação com base na superfície e cobertura de referência para o primeiro ponto que for selecionado.

Especificar o tamanho do tubo e o material

Quando usar a faixa de opções Layout de planta de rede de pressão, somente as tubulações de pressão na atual lista de peças são mostradas na lista.

Comece a compor as redes de pressão usando a opção Tubulações e dobras

A opção Tubulações e dobras é ativada por padrão.

Selecione pontos no desenho para criar segmentos de tubulação.

O layout pode ser feito de uma modo ponto a ponto contínuo ou é possível inserir peças com folgas e conectá-las posteriormente.

Utilize a bússola como um guia para adicionar dobras

As dobras são inseridas no final de cada segmento de tubulação toda vez que alterar a direção usando a opção Tubulações e dobras.

A exibição da bússola exibe ângulos que podem ser inseridos de acordo com a lista de peças atual. Por exemplo, se a lista de peças somente contém uma dobra de 90 graus, a bússola é dividida em arcos de 90 graus.

Inserir conexões e equipamentos de ramificação ou direcionais.

Tubos em T, em cruz e cotovelos são conexões que são comuns para um ramal principal de abastecimento.

Válvulas são equipamentos que são comuns para um ramal principal de abastecimento.

Executar uma verificação de projeto Se a rede de pressão está em violação das configurações e parâmetros especificados, símbolos de aviso são inseridos no desenho.
Editar o projeto para resolver problemas Você pode utilizar as ferramentas da faixa de opções e as alças para editar a rede de pressão na vista da planta.