O layout de vista da planta estabelece a localização horizontal e a informação vertical inicial para a rede de pressão.
![]() |
Crie o layout horizontal de uma rede de pressão. |
Criar uma rede de pressão na vista da planta envolve especificar configurações padrão na caixa de diálogo Criar redes de tubulação de pressão, e, a seguir, utilizar as ferramentas na faixa de opções Layout de planta de rede de pressão para esquematizar a rede de pressão. O layout pode ser feito em segmentos desconectados, que podem ser conectados posteriormente ao inserir peças, ou como segmentos contínuos.
As seções a seguir descrevem alguns dos principais conceitos a respeito do layout de rede de pressão na vista da planta.
Para obter mais informações sobre o fluxo de trabalho quando estiver trabalhando com redes de pressão na vista da planta, consulte Fluxo de trabalho: para esquematizar uma rede de pressão na vista da planta.
O processo de layout deve incluir conectar a uma peça existente. Quando o cursor está perto de uma peça existente com uma conexão livre, um glifo pequeno aparece para indicar o potencial para conectar as duas peças. Quando clicar no desenho para inserir uma peça quando este glifo é exibido, uma conexão é criada.
As duas opções de layout principais na vista da planta: Tubulações e dobras e Tubulações somente.
A opção Tubulações e dobras é selecionada por padrão quando o processo de layout é iniciado. Usando a opção Tubulações e dobras, as dobras são inseridas quando há uma alteração de direção do caminho da rede de pressão. Usando a opção Tubulações somente é possível inserir tubulações desviadas para criar alterações direcionais no caminho da rede de pressão.
A Bússola, que é exibida durante o layout de rede de pressão na vista da planta, mostra quais ângulos de dobra (para a opção Tubulações e dobras) ou ângulos de desvio (para a opção Tubulações somente) podem ser utilizados para o material e o tamanho da tubulação atualmente selecionada.
Ambas opções Tubulações e dobras e Tubulações somente podem criar segmentos curvados.
Um segmento curvado pode representar uma tubulação flexível (quando a peça de tubulação de pressão tem um Raio de flexão mínimo maior do que zero), ou pode representar uma série de tubulações rígidas e retas (quando a peça de tubulação de pressão tem um Raio de flexão mínimo de zero).
Informações de elevação inicial é definida para a rede de pressão durante o layout na vista da planta. Elevações são estabelecidas nos pontos de início e fim (para tubulações de pressão) ou pontos de inserção (para conexões e equipamentos).
Durante o layout da planta, é possível estabelecer a informação de elevação das seguintes formas:
Após a rede de pressão ser estabelecida em uma vista de planta, também é possível atribuir e editar informações de elevação para peças nas caixas de diálogo Propriedades de tubulação de pressão, Propriedades de conexão, e Propriedades de equipamento.
Após as informações de inicial serem estabelecidas, é possível efetuar o ajuste fino das informações de elevação no gráfico do perfil longitudinal. Para obter mais informações, consulte Sobre como trabalhar com redes de pressão no gráfico do perfil longitudinal.
Conexões e equipamentos podem ser inseridos na vista da planta usando as opções Adicionar conexões e Adicionar equipamentos.
Não há uma opção específica para Adicionar tubulação em uma vista de planta. Tubulações podem ser adicionadas ao reiniciar a opção Tubulações e dobras ou Tubulações somente, ou usando a alça Continuar Layout.